Ciências das Plantas Medicinais

Tecnólogo

O estudo e a manipulação de fitoterápicos (remédios feitos à base de plantas medicinais) são os principais campos de trabalho desse tecnólogo. Ele atua em farmácias de manipulação e homeopatia, indústrias farmacêuticas, estabelecimentos de produção e comercialização de espécies vegetais e centros de pesquisa. Utiliza seus conhecimentos em toda a cadeia produtiva, desde a seleção da espécie, o cultivo, os testes farmacológicos, a produção, a manipulação até o controle de qualidade de medicamentos e cosméticos. Também se preocupa com a exploração de forma organizada e sustentável das plantas, para evitar que a flora e a fauna sejam usadas de forma irregular.

MERCADO DE TRABALHO
Ainda não existe esse profissional no mercado. A primeira turma se forma no fim de 2008, na Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos (SP). A expectativa é que o tecnólogo seja bem aceito em todas as áreas que envolvem a cadeia produtiva de fitoterápicos. Isso porque desde dezembro de 2005 o Conselho Nacional de Saúde aprovou a utilização de plantas medicinais e fitoterápicos na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS), que fez aumentar a demanda pelo profi ssional. Outro fator que explica a procura por esse tecnólogo é a necessidade de profissionalização das empresas do setor, localizadas principalmente no interior de São Paulo e na região Sul do país. O profissional também tem a opção de abrir um estabelecimento para trabalhar com ervas naturais e chás.
$ Salário médio inicial: R$ 1.000

O CURSO
Você estudará química orgânica, fitoterapia, farmacologia, sistemática vegetal, fisiologia vegetal e cultivo e domesticação de plantas medicinais. Para completar, há aulas de controle de qualidade das plantas medicinais, manejo sustentável, marketing e regulamentação de fitoterápicos. A grade curricular ainda prevê realização de estágio e trabalho de conclusão de curso.

Duração média: 2 anos
Outro nome: Rec. Naturais (plantas med.).

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=120