Gestão Ambiental

Bacharelado

É o estudo do funcionamento do meio ambiente e das diferentes formas de organismos vivos e sua relação com o ser humano. O bacharel em Gestão Ambiental planeja, desenvolve e executa projetos que visam à preservação do meio ambiente. Ele analisa a poluição industrial do solo, da água e do ar, a exploração de recursos naturais e, com base nos dados coletados, elabora estratégias para minimizar o impacto causado pela ação das atividades humanas. Trabalha no setor público ou privado e nas áreas urbanas, rurais ou industriais. É habilitado para atuar no planejamento ambiental, na exploração de recursos naturais de maneira sustentável e na recuperação e manejo de áreas degradadas. Entre suas competências, faz certificações, hoje em vigor no setor florestal, envolvendo empreendimentos agrícolas e industriais. Para isso, segue normas da Organização Internacional de Normalização (ISO).

MERCADO DE TRABALHO
A preocupação em preservar o meio ambiente fez aumentar a procura por esse profissional. As melhores oportunidades estão nas regiões Sul e Sudeste, os mais importantes pólos industriais do país, mas o Norte, Nordeste e Centro-Oeste são promissores. O bacharel trabalha em indústrias de diversos ramos e em consultorias ambientais, elaborando projetos voltados para o reaproveitamento de águas, a redução de resíduos sólidos e o controle de emissão de poluentes. Organizações não-governamentais e órgãos públicos, como prefeituras e companhias estatais de saneamento básico, também procuram esses profissionais. Concursos públicos do Ibama e de secretarias estaduais do Meio Ambiente costumam oferecer vagas para esse tecnólogo como analista ambiental.
$ Salário médio inicial: R$ 2.000

O CURSO
O currículo possui uma boa base em ciências da natureza, com disciplinas como física, química, biologia, meteorologia e geologia, juntamente com as ciências sociais e humanas. Entre as matérias mais específicas estão geoprocessamento, técnicas de análises de solo, água e ar, legislação ambiental e sistemas gerenciais aplicados à área.
Duração média: quatro anos.
Outro nome: Geoc. e Educ. Amb.

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Consultoria Assessorar empresas e órgãos públicos em projetos de preservação do meio ambiente.

Certificação
Elaborar certificações para empreendimentos agrícolas e industriais seguindo as normas da ISO.

Educação ambiental
Planejar programas para conscientizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente.

Planejamento
Elaborar relatórios de impacto ambiental e definir planos para o uso sustentável dos recursos naturais. Implantar, em indústrias, projetos de exploração da natureza usando técnicas não poluentes.

Recuperação
Planejar e executar projetos para a recuperação de áreas que já estão degradadas.

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=105