Plataforma EAD
Menu
Siga-nos
Indique o Site
Destaques no Site
Guia das Profissões

Guia das Profissões > Ecologia

Ecologia
Bacharelado

É a ciência que estuda as relações entre o homem e a natureza, para preservar os recursos ambientais. O bacharel em Ecologia investiga a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas. Analisa o impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente e procura soluções para evitar desequilíbrios ecológicos que elas possam provocar, elaborando planos para a proteção dos recursos ambientais locais e regionais. Em laboratório, faz pesquisas com espécies vegetais e animais e estuda o efeito de produtos químicos sobre a fauna, a flora e a saúde humana. Em secretarias municipais do Meio Ambiente, avalia possíveis impactos ambientais causados, por exemplo, pela instalação de indústrias, construção de condomínios ou por outras obras de engenharia civil. Ajuda também a planejar o crescimento de núcleos urbanos, preservando os recursos naturais da região. Na iniciativa privada, é contratado pelas indústrias para avaliar o impacto que as atividades produtivas possam ter sobre o ambiente. Em zoológicos, parques ecológicos e áreas de preservação ambiental, dá apoio logístico para a manutenção das espécies animais e vegetais existentes e dos recursos naturais presentes em suas áreas.

MERCADO DE TRABALHO
Com a atenção cada vez maior dada ao meio ambiente nos últimos anos, o mercado tem evoluído significativamente para os bacharéis em Ecologia, e as expectativas são de que continue crescendo. A melhoria deve-se ainda à abertura de concursos públicos, em especial os do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Instituto Florestal, Ministério do Meio Ambiente, Departamento Nacional de Produção Mineral e universidades federais. Nas secretarias municipais e estaduais de Meio Ambiente, esse profissional é requisitado para trabalhar principalmente nas áreas de recuperação e manejo de ecossistemas e de avaliação de riscos e impactos ambientais. No setor privado também surgem boas oportunidades em consultorias ambientais e em indústrias químicas, têxteis e de papel e celulose. Com o maior rigor no combate aos crimes ambientais, o Ministério Público tem contratado ecólogos para atuar na perícia ambiental. Além disso, as ONGs que agem em defesa do meio ambiente e os institutos de pesquisas requisitam o bacharel para fazer diagnósticos de problemas ambientais e elaborar planos de manejo e de recuperação de áreas degradadas. As vagas se espalham por todo o país, pois prefeituras, zoológicos e parques buscam o profi ssional para desenvolver trabalhos educacionais junto à comunidade. Há oportunidades principalmente no Centro-Oeste, na região do Pantanal, no Norte, na área da Amazônia, e no Sudeste, pela grande concentração industrial.
$ Salário médio inicial: R$ 1.900

O CURSO
Aulas de biologia, química, geologia e matemática são seguidas de estudos mais específicos sobre ecologia, como poluição, impactos ambientais, legislação ecológica e manejo de áreas silvestres. O currículo prevê muitos trabalhos práticos em campo, nos quais o aluno aprende a coletar dados sobre a natureza e a utilizar instrumentos que avaliam a poluição das águas e do solo. Em laboratório, é orientado a fazer análises químicas e biológicas. O estágio é obrigatório, assim como uma monografia no fim do curso. É bom estar preparado para estudar muito cálculo e estatística – ferramentas indispensáveis para entender os processos ecológicos e avaliar os efeitos da ocupação humana sobre o ambiente. Várias escolas oferecem Ecologia como habilitação da graduação em Ciências Biológicas.

Duração média: quatro anos.
Outro nome: Ciên. Amb.

O QUE VOCÊ PODE FAZER
Avaliação de riscos e impactos ambientais
Estudar as conseqüencias da ocupação de uma região pelo homem. Acompanhar o planejamento e a instalação de grandes empreendimentos, como hidrelétricas, indústrias e núcleos urbanos.

Consultoria
Gerenciar projetos, fazer auditoria e prestar consultoria ambiental.

Ensino e pesquisa
Dar palestras em escolas e em outras instituições, abordando assuntos relacionados com a preservação do meio ambiente. Desenvolver pesquisas sobre temas ambientais.

Recuperação e manejo de ecossistemas
Implantar e fiscalizar projetos de restauração de ambientes degradados. Estabelecer regras de ocupação de regiões naturais.

Turismo ecológico
Pesquisar locais, elaborar roteiros e orientar guias de turismo sobre educação ambiental.

_EDITO_PRINT
 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Edito is developed by The WolFactory (http://www.wolfpackclan.com/wolfactory), a Xoops division of the Wolf Pack Clan (http://www.wolfpackclan.com)
LOJA VIRTUAL - PAGSEGURO
Baixe o Aplicativo
Cursos Kids
Login no Site
Pesquisa no Site
Notícias e Concursos
Outubro 2019
S T Q Q S S D
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      
Enquete
Qual a sua área de interesse nos concursos?
Colégios do Ensino Fundamental 16 % 16%
Escolas Técnicas 11 % 11%
Marinha 21 % 21%
Exército 17 % 17%
Aeronáutica 18 % 18%
Vestibulares 2 % 2%
Concursos Públicos 12 % 12%
Visitantes Online
1 visitantes online (1 na seção: Guia das Profissões)

Usuários: 0
Visitantes: 1

mais...
Cape Cursos Preparatórios © 2006-2015 - Todos os direitos reservados - Rua Estância 25 - 2º Andar - Realengo - RJ - Cep: 21715-440
Início Cape Cursos Preparatórios Cursos Preparatórios Preços dos Cursos Preparatório - 5º Ano Apostilas Preparatórias Simulados Online Notícias Concursos Concursos Galeria de Fotos Localização Contato Plataforma Digital Área do Aluno Inscreva-se no Canal!