Plataforma EAD
Menu
Siga-nos
Indique o Site
Destaques no Site
Guia das Profissões

Guia das Profissões > Biotecnologia-Bacharelado

Biotecnologia-Bacharelado
Bacharelado

É a aplicação de conhecimentos químicos e biológicos e de novas tecnologias nas áreas da saúde, de alimentos, química e ambiental. O graduado na área de biotecnologia é um profissional multidisciplinar. Ele entende tanto de biologia quanto de química, física, estatística e informática. Na área da microbiologia, estuda fungos, bactérias, vírus e protozoários e as moléstias que eles causam em plantas e no organismo do homem e de animais. Pesquisa métodos de utilização desses microrganismos na produção de alimentos e bebidas, como laticínios, cerveja e vinho. O especialista em imunologia emprega esses microrganismos na produção de vacinas e kits de diagnóstico. Em indústrias alimentícias e farmacêuticas, cuida do controle do crescimento microbiano e da segurança e higiene no ambiente de trabalho, além de controlar a qualidade do produto final. Nos laboratórios de pesquisa farmacêutica, desenvolve pesquisas para novos medicamentos. Também atua em órgãos de controle ambiental, na avaliação e prevenção da contaminação da água e do solo. Com formação específica, atua como engenheiro de bioprocessos, projetando, construindo e operando equipamentos que reproduzem, em escala industrial, processos que envolvem células vivas, empregados na fabricação de medicamentos, cosméticos, alimentos ou química em geral.

MERCADO DE TRABALHO
Como os cursos superiores de Biotecnologia ainda são recentes no país, o graduado enfrenta a concorrência de técnicos e de outros profissionais da área de Ciências Biológicas no mercado de trabalho. Mas o setor cresceu especialmente no último ano por causa do lançamento pelo governo federal, em fevereiro de 2007, da Política Nacional de Desenvolvimento da Biotecnologia, que incentiva os estudos científicos na área. Os principais campos de atuação são de saúde humana e animal, meio ambiente e alimentos. O Brasil tem se destacado em pesquisas de vacinas, clonagens e produtos transgênicos – o aumento na produção do biodiesel já demanda trabalhadores que saibam manipular geneticamente as sementes usadas para produzir o combustível. Os estudos com o manuseio de embriões e células-tronco também têm aberto vagas para essa área. O especialista trabalha, ainda, em laboratórios de análises clínicas e na indústria farmacêutica, na qual é responsável pela produção de medicamentos e pelo controle de qualidade. Outro setor em ascensão é o de microbiologia ambiental, em que o biotecnólogo atua em projetos que visam à degradação de resíduos com auxílio de microrganismos. Como o diplomado ainda é pouco conhecido no país, o estágio durante o curso é fundamental para garantir um emprego no futuro. Atualmente, o graduado recebe salário semelhante ao de um biólogo recém-formado. As melhores oportunidades concentram-se nas regiões Sudeste e Sul, onde está grande parte das empresas de biotecnologia do país, como Allelyx e CanaVialis, ambas em Campinas (SP). A área acadêmica é forte ainda nas regiões Centro-
Oeste e Nordeste.
$ Salário médio inicial: R$ 1.900

O CURSO
Os cursos dessa área nem sempre têm o mesmo direcionamento e, por isso, podem dar ênfase a um ou outro campo da biotecnologia. A UFRJ, por exemplo, tem graduação em Engenharia de Bioprocessos, enquanto o campus da USP em Lorena oferece o curso de Engenharia Bioquímica. Na região Sul, a UFPR e a Uergs apresentam Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Independentemente do enfoque, o currículo segue uma linha que é comum a todos. Na primeira metade do curso são ensinadas matérias básicas de cálculo, informática, química, física e biologia. A partir do segundo ano, começa a formação profi ssionalizante, com o estudo de engenharia bioquímica, biotecnologia vegetal e tecnologia de produção de vacinas. O estágio é obrigatório e o aluno deve apresentar um projeto de conclusão no último ano. Em algumas escolas o curso recebe o nome de Ciências Biológicas (biotecnologia).

Duração média: de quatro a cinco anos.

Outros nomes: Bioquím.; Ciên. Biol. (biotecnol. e meio amb.); Ciên. Biol. (ênf. em biotecnol.); Ciên. Fís. e Biomoleculares; Eng. Bioquím.; Eng. de Bioprocessos; Eng. de Bioprocessos e Biotecnol.; Eng. de Biossistemas.

O QUE VOCÊ PODE FAZER
Meio ambiente
Estudar processos biotecnológicos para a recuperação de solos e o aprimoramento da agricultura. Pesquisar a poluição e a contaminação do ar, da água e do solo por microrganismos.

Alimentos e bebidas
Acompanhar a produção de alimentos e bebidas que levam microrganismos em sua composição, como queijos e cervejas.

Saúde
Pesquisar o uso de microrganismos na produção de medicamentos e vacinas. Identificar micróbios causadores de doenças em laboratórios de análises clínicas e institutos de pesquisa. Atuar na prevenção, no controle e no combate a infecções hospitalares.

Agronegócios
Aprimorar técnicas de combate a pragas e doenças nas lavouras e nos rebanhos.

_EDITO_PRINT
 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Edito is developed by The WolFactory (http://www.wolfpackclan.com/wolfactory), a Xoops division of the Wolf Pack Clan (http://www.wolfpackclan.com)
LOJA VIRTUAL - PAGSEGURO
Baixe o Aplicativo
Cursos Kids
Login no Site
Pesquisa no Site
Notícias e Concursos
Agosto 2019
S T Q Q S S D
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  
Enquete
Qual a sua área de interesse nos concursos?
Colégios do Ensino Fundamental 16 % 16%
Escolas Técnicas 11 % 11%
Marinha 21 % 21%
Exército 17 % 17%
Aeronáutica 18 % 18%
Vestibulares 2 % 2%
Concursos Públicos 12 % 12%
Visitantes Online
1 visitantes online (1 na seção: Guia das Profissões)

Usuários: 0
Visitantes: 1

mais...
Cape Cursos Preparatórios © 2006-2015 - Todos os direitos reservados - Rua Estância 25 - 2º Andar - Realengo - RJ - Cep: 21715-440
Início Cape Cursos Preparatórios Cursos Preparatórios Preços dos Cursos Preparatório - 5º Ano Apostilas Preparatórias Simulados Online Notícias Concursos Concursos Galeria de Fotos Localização Contato Plataforma Digital Área do Aluno Inscreva-se no Canal!