Plataforma EAD
Menu
Siga-nos
Indique o Site
Destaques no Site
Guia das Profissões

Guia das Profissões > Saneamento Ambiental

Saneamento Ambiental
Tecnólogo

Esse tecnólogo trabalha com saneamento básico, construindo sistemas e redes de água, esgoto, lixo industrial e doméstico. Ajuda o engenheiro sanitarista ou ambiental a fiscalizar a qualidade da água e o tratamento do esgoto, bem como a gerenciar o armazenamento do lixo em aterros sanitários e usinas de compostagem. Pode projetar e acompanhar a construção de redes de drenagem, para evitar enchentes, participar de projetos de monitoramento da qualidade do ar, da água e do solo, comandar o tratamento de efluentes e resíduos da produção industrial ou, ainda, implantar tecnologias para diminuir a poluição causada por indústrias.

MERCADO DE TRABALHO
A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que mais de um bilhão de pessoas não tenha acesso a água para consumo. Em menos de vinte anos, dois terços da população do planeta sofrerá com a falta de água potável. A perspectiva tem alertado os órgãos públicos e abre mercado para o tecnólogo. Prefeituras, empresas de tratamento de água e esgoto, companhias de recursos hídricos e órgãos estaduais e federais, como as secretarias de Meio Ambiente, são os principais empregadores. O profissional é contratado para acompanhar projetos hidráulicos e planejar e implantar novas tecnologias para melhorar a infra-estrutura de saneamento dos centros urbanos. Também faz a manutenção dos sistemas hidráulicos e desenvolve projetos de recuperação de águas poluídas. Há demanda por parte de indústrias e empreendimentos dos mais variados setores, como os de turismo. Grandes hotéis e resorts do Nordeste necessitam do profissional não apenas para executar a infra-estrutura de saneamento local, mas para desenvolver projetos que visem à preservação de áreas verdes na construção do estabelecimento.
$ Salário médio inicial: R$ 1.500

O CURSO
O currículo começa com muitas disciplinas da área das ciências exatas, como cálculo, física, estatística e informática. Mas já apresenta uma introdução em tecnologia sanitária, que engloba material de construção, biologia aplicada e hidrotécnica. Há também matérias como topografia para saneamento, instalações prediais hidráulicas e sanitárias, saneamento rural e coleta, disposição e tratamento de esgotos. As disciplinas relacionadas ao controle ambiental incluem geologia ambiental, química da poluição, processos industriais, planejamento e monitoramento do meio ambiente e poluição sonora e vibrações. Alguns cursos mais abrangentes tratam de todas as questões que envolvem o meio ambiente, entre elas o saneamento. Trabalho de conclusão e estágio complementam o período de estudos.
Duração média: três anos.
Outro nome: Hidráulica e Saneam. Amb.

_EDITO_PRINT
 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Edito is developed by The WolFactory (http://www.wolfpackclan.com/wolfactory), a Xoops division of the Wolf Pack Clan (http://www.wolfpackclan.com)
LOJA VIRTUAL - PAGSEGURO
Baixe o Aplicativo
Cursos Kids
Login no Site
Pesquisa no Site
Notícias e Concursos
Dezembro 2019
S T Q Q S S D
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Enquete
Qual a sua área de interesse nos concursos?
Colégios do Ensino Fundamental 16 % 16%
Escolas Técnicas 11 % 11%
Marinha 21 % 21%
Exército 17 % 17%
Aeronáutica 18 % 18%
Vestibulares 2 % 2%
Concursos Públicos 12 % 12%
Visitantes Online
1 visitantes online (1 na seção: Guia das Profissões)

Usuários: 0
Visitantes: 1

mais...
Cape Cursos Preparatórios © 2006-2015 - Todos os direitos reservados - Rua Estância 25 - 2º Andar - Realengo - RJ - Cep: 21715-440
Início Cape Cursos Preparatórios Cursos Preparatórios Preços dos Cursos Preparatório - 5º Ano Apostilas Preparatórias Simulados Online Notícias Concursos Concursos Galeria de Fotos Localização Contato Plataforma Digital Área do Aluno Inscreva-se no Canal!