Plataforma EAD
Menu
Siga-nos
Indique o Site
Destaques no Site
Guia das Profissões

Guia das Profissões > Navegação Fluvial

Navegação Fluvial
Tecnólogo

Esse profissional planeja e executa obras para viabilizar a navegação em rios. Constrói e opera embarcações e estruturas hidroviárias. O especialista em construção escolhe os materiais a ser empregados, testa a velocidade e a segurança de barcos e navios, monta e organiza estaleiros. Quem opta pela área de operação de sistemas controla o frete, o armazenamento e a distribuição de cargas. Pode emitir laudos técnicos e fazer vistoria nas companhias de navegação. Também estuda a logística de navegação necessária para atender à demanda de determinada região. Além de estaleiros, atua em companhias de navegação e administradoras de hidrovias, onde trabalha com o planejamento, a execução e a fiscalização dos sistemas de transporte hidroviário.

MERCADO DE TRABALHO
O profissional encontra emprego tanto no setor de navegação fluvial como no marítimo. Ele é requisitado para trabalhar na construção e na manutenção de navios e barcos em estaleiros, principalmente em Santa Catarina, no Rio de Janeiro e no Ceará. O mercado fluvial no norte do país está em crescimento, elevando a procura por mão-de-obra qualificada em Manaus e Belém. A Marinha, por meio de concurso público, também contrata esse tecnólogo para vistoriar embarcações nas capitanias dos portos. Outro setor aquecido é a manufatura de pequenas e médias embarcações, como lanchas, veleiros e iates, além de barcos de pesca.
$ Salário médio inicial: R$ 1.700

O CURSO
O currículo inclui aulas de física, matemática, resistência dos materiais, mecânica dos fluidos e dos sólidos, economia, viabilidade dos sistemas navais e processos de construção de embarcações. As atividades práticas são desenvolvidas em estaleiros e tanques de provas. No último semestre, o aluno executa projetos de embarcações em geral, considerando seu custo de construção e operação. São oferecidos estágios, não obrigatórios, em estaleiros e empresas de navegação.
Duração média: três anos.
Outros nomes: Constr. e Manut. de Sist. de Navegação Fluvial; Constr. e Manut. de Sist. Fluviais; Constr. Naval; Op. e Adm. de Sist. de Navegação Fluvial.

_EDITO_PRINT
 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Edito is developed by The WolFactory (http://www.wolfpackclan.com/wolfactory), a Xoops division of the Wolf Pack Clan (http://www.wolfpackclan.com)
LOJA VIRTUAL - PAGSEGURO
Baixe o Aplicativo
Cursos Kids
Login no Site
Pesquisa no Site
Notícias e Concursos
Dezembro 2019
S T Q Q S S D
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Enquete
Qual a sua área de interesse nos concursos?
Colégios do Ensino Fundamental 16 % 16%
Escolas Técnicas 11 % 11%
Marinha 21 % 21%
Exército 17 % 17%
Aeronáutica 18 % 18%
Vestibulares 2 % 2%
Concursos Públicos 12 % 12%
Visitantes Online
1 visitantes online (1 na seção: Guia das Profissões)

Usuários: 0
Visitantes: 1

mais...
Cape Cursos Preparatórios © 2006-2015 - Todos os direitos reservados - Rua Estância 25 - 2º Andar - Realengo - RJ - Cep: 21715-440
Início Cape Cursos Preparatórios Cursos Preparatórios Preços dos Cursos Preparatório - 5º Ano Apostilas Preparatórias Simulados Online Notícias Concursos Concursos Galeria de Fotos Localização Contato Plataforma Digital Área do Aluno Inscreva-se no Canal!