Plataforma EAD
Menu
Siga-nos
Indique o Site
Destaques no Site
Guia das Profissões

Guia das Profissões > Materiais

Materiais
Tecnólogo

Com conhecimentos sólidos em matemática, química e física, esse tecnólogo desenvolve e processa materiais cerâmicos, poliméricos e metálicos. Seleciona-os de acordo com sua utilização final e realiza ensaios químicos, físicos e térmicos, a fim de assegurar sua resistência e qualidade. Em parceria com engenheiros de materiais, faz o controle de qualidade, lidando com tecnologia de ponta, em laboratórios. Na linha de produção, busca a solução de problemas que ocorram durante o processo industrial e nos equipamentos empregados. Pode, ainda, gerenciar a área organizacional, cuidando da administração de pessoal e de qualidade.

MERCADO DE TRABALHO
A substituição de antigos equipamentos feitos de metal ou vidro pelo plástico e a descoberta de polímeros biodegradáveis aumentam a demanda por esse profissional. Empresas como Tramontina, com fábricas no Rio Grande do Sul, no Recife e em Belém; Suzano Petroquímica, com unidades em Mauá (SP), Duque de Caxias (RJ) e Camaçari (BA); e indústrias transformadoras de plásticos, como Martiplast, sediada em Caxias do Sul (RS), são grandes empregadoras do especialista em polímeros. O Grande ABC, em São Paulo, sede de grandes montadoras de automóveis, de fabricantes de autopeças e do pólo petroquímico de Capuava, é uma região com bom número de empregos. O profissional é solicitado para atuar nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, na coordenação de processos, no controle de qualidade e na seleção e gerenciamento de matéria-prima. Especialistas em cerâmica são requisitados por fábricas de pisos e revestimentos, como Portobello e Cecrisa, com unidades distribuídas nos estados de Santa Catarina, Minas Gerais e Goiás. Embora o Sul e o Sudeste concentrem o maior número de vagas, o desenvolvimento industrial de Goiás e da Bahia eleva a possibilidade de emprego para o tecnólogo nesses estados nos próximos anos.
$ Salário médio inicial: R$ 1.500

O CURSO
Os currículos costumam ter ênfase em uma ou duas das três áreas: polímeros, cerâmica ou metais. Por isso, preste bastante atenção na grade de disciplinas na hora de escolher a escola em que pretende estudar. Seja como for, a parte básica é a mesma para todos: matemática, física e química. Espere, também, muitas atividades de laboratório. É nessas aulas práticas que o aluno que escolhe metais aprende, por exemplo, metalografia (estudo da estrutura de metais e ligas metálicas). Para quem optar por polímeros, o curso ensina técnicas de reciclagem. São necessários um estágio e um projeto para a conclusão do curso.
Duração média: três anos.
Outros nomes: Cerâmica; Metais, Polímeros e Cerâmicas; Metal.; Plást.; Polímeros; Polímeros (plást.); Processos Metal.; Prod. de Mat. Plást.; Prod. de Plást.; Siderurgia; Tecnol. de Mat. (ênf. em metais e polímeros).

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Cerâmica
Conduzir a produção de cerâmica na indústria de tijolos, telhas, produtos sanitários, refratários e de revestimento (pisos e azulejos). Na indústria de insumos, o profissional acompanha a produção de esmaltes, corantes e aditivos. Na indústria de vidros, ele é responsável por comandar a produção, a caracterização e os ensaios de matéria-prima e de produtos, como garrafas, copos e refratários.

Metais
Atuar no beneficiamento de metais. O profissional pode trabalhar nas indústrias siderúrgicas, na fundição de metais ferrosos e não-ferrosos, no tratamento térmico e termoquímico dos metais. Além disso, pode cuidar dos diversos aspectos da produção na indústria de bens de consumo, como a automobilística.

Polímeros
Planejar, organizar e supervisionar a produção e a transformação de materiais poliméricos - plásticos e borrachas - nas indústrias de brinquedo, de utensílios domésticos, acessórios de automóveis, próteses ortopédicas, entre outras. Pesquisar novos produtos e novas tecnologias ou aplicações para esses materiais.

_EDITO_PRINT
 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Edito is developed by The WolFactory (http://www.wolfpackclan.com/wolfactory), a Xoops division of the Wolf Pack Clan (http://www.wolfpackclan.com)
LOJA VIRTUAL - PAGSEGURO
Baixe o Aplicativo
Cursos Kids
Login no Site
Pesquisa no Site
Notícias e Concursos
Dezembro 2019
S T Q Q S S D
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Enquete
Qual a sua área de interesse nos concursos?
Colégios do Ensino Fundamental 16 % 16%
Escolas Técnicas 11 % 11%
Marinha 21 % 21%
Exército 17 % 17%
Aeronáutica 18 % 18%
Vestibulares 2 % 2%
Concursos Públicos 12 % 12%
Visitantes Online
1 visitantes online (1 na seção: Guia das Profissões)

Usuários: 0
Visitantes: 1

mais...
Cape Cursos Preparatórios © 2006-2015 - Todos os direitos reservados - Rua Estância 25 - 2º Andar - Realengo - RJ - Cep: 21715-440
Início Cape Cursos Preparatórios Cursos Preparatórios Preços dos Cursos Preparatório - 5º Ano Apostilas Preparatórias Simulados Online Notícias Concursos Concursos Galeria de Fotos Localização Contato Plataforma Digital Área do Aluno Inscreva-se no Canal!