Plataforma EAD
Menu
Siga-nos
Indique o Site
Destaques no Site
Guia das Profissões

Guia das Profissões > Eletrônica

Eletrônica
Tecnólogo

Esse tecnólogo é responsável por instalar e manter equipamentos, circuitos e sistemas eletroeletrônicos nas áreas de comunicações e de automação de processos industriais. No setor de comunicações, o profissional cuida do planejamento e da instalação de centrais e serviços de telefonia fixa e móvel e implanta tecnologias de transmissão e decodificação de sinais digitais. No setor de automação, ele adapta softwares para integrar e controlar máquinas de grandes indústrias. Também verifica a qualidade da produção e aplica testes de produtos de eletrônica industrial.

MERCADO DE TRABALHO
Prestadoras de serviços e fabricantes de equipamentos de telecomunicações, bem como indústrias ligadas à implantação de TV digital no Brasil, geram novas oportunidades para esse tecnólogo nas regiões Sul, Sudeste e Norte. A indústria de componentes e dispositivos semicondutores, utilizados em televisores, celulares e computadores, também oferece boas oportunidades. Essa demanda concentra-se em grandes centros urbanos, como Porto Alegre, Campinas, São Paulo, Recife e Manaus. O setor de saúde é outro que vem requisitando muitos formados. Nesse caso, eles são contratados por laboratórios e grandes hospitais, como o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, para fazer a manutenção preventiva de equipamentos, como tomógrafos, aparelhos de ultra-sonografia ou de ressonância magnética. Na área de energia, o profissional encontra espaço para atuar na manutenção de equipamentos de grande porte de usinas hidrelétricas e empresas geradoras de energia, bem como na automação dos processos de gestão de energia.
$ Salário médio inicial: R$ 1.500

O CURSO
Além da base geral em matemática e física, particularmente em aulas de mecânica e eletricidade, que costumam acompanhar todos os cursos tecnólogos da área das engenharias, o currículo apresenta muitas matérias específicas. Aquelas voltadas para o campo das telecomunicações incluem comunicação fixa e móvel, sistemas de telefonia e redes de computadores. No bloco de disciplinas de automação de processos industriais, o aluno estuda automação de manufaturas e de processos, além de controle da produção automatizada. São muito importantes as atividades em laboratório de eletrônica digital, metrologia, microprocessadores e informática. Além disso, o estudante aprende a empregar softwares de simulação para desenvolver projetos. A maioria das instituições de ensino exige estágio supervisionado de seis meses e um trabalho de conclusão de curso.

Duração média: três anos.
Outros nomes: Eletroeletrônica Ind.; Sist. Eletrôn.; Tecnol. Elétr.

_EDITO_PRINT
 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Edito is developed by The WolFactory (http://www.wolfpackclan.com/wolfactory), a Xoops division of the Wolf Pack Clan (http://www.wolfpackclan.com)
LOJA VIRTUAL - PAGSEGURO
Baixe o Aplicativo
Cursos Kids
Login no Site
Pesquisa no Site
Notícias e Concursos
Dezembro 2019
S T Q Q S S D
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Enquete
Qual a sua área de interesse nos concursos?
Colégios do Ensino Fundamental 16 % 16%
Escolas Técnicas 11 % 11%
Marinha 21 % 21%
Exército 17 % 17%
Aeronáutica 18 % 18%
Vestibulares 2 % 2%
Concursos Públicos 12 % 12%
Visitantes Online
1 visitantes online (1 na seção: Guia das Profissões)

Usuários: 0
Visitantes: 1

mais...
Cape Cursos Preparatórios © 2006-2015 - Todos os direitos reservados - Rua Estância 25 - 2º Andar - Realengo - RJ - Cep: 21715-440
Início Cape Cursos Preparatórios Cursos Preparatórios Preços dos Cursos Preparatório - 5º Ano Apostilas Preparatórias Simulados Online Notícias Concursos Concursos Galeria de Fotos Localização Contato Plataforma Digital Área do Aluno Inscreva-se no Canal!