Plataforma EAD
Menu
Siga-nos
Indique o Site
Destaques no Site
Guia das Profissões

Guia das Profissões > Construção Civil

Construção Civil
Tecnólogo

Esse tecnólogo fiscaliza as atividades e as equipes no canteiro de obras, além de fazer o controle técnico dos materiais e dos processos empregados na construção. Acompanha o reconhecimento topográfico do terreno e conduz as movimentações de terra e o assentamento das camadas de pavimentação. Pode dedicar-se às instalações hidráulicas em obras de saneamento, determinando as escavações, a colocação das tubulações de água e esgoto e o aterro das valas. Também estuda e implementa novas tecnologias ou se especializa em determinado tipo de material, como o concreto.

MERCADO DE TRABALHO
A área, que já vinha aquecida desde 2006, quando o governo federal anunciou um pacote de redução de impostos e maior oferta de crédito para o setor, ganhou novo impulso com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), divulgado em 2007. Até 2010, o governo federal pretende investir cerca de R$ 500 milhões, especialmente em obras de infra-estrutura. Em fevereiro de 2008, em relação ao mesmo mês de 2007, houve um crescimento de quase 400% na geração de empregos no setor, de todos os níveis de formação, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Com tudo isso, a contratação de especialistas tende a crescer. Construtoras e empresas que fabricam produtos para a construção são as que mais demandam profissionais. Aqueles que entendem dos setores de hidráulica, manutenção de edifícios, urbanização, material de construção e estruturas metálicas são bastante procurados. O mercado está aquecido nas regiões Sudeste, especificamente em São Paulo e no Rio de Janeiro, e no Sul, por serem locais de grande concentração industrial e receber maiores investimentos para melhorias em infra-estrutura. No Nordeste, também há boas chances de colocação, principalmente para os que trabalham com material de construção e urbanização, que são contratados para atuar na edificação de hotéis e resorts. No interior do país, as obras públicas têm empregado muita gente, ainda que pela via indireta das empresas privadas que ficam responsáveis pelo trabalho.
$ Salário médio inicial: R$ 1.900

O CURSO
A formação inicia-se com disciplinas básicas de física, matemática, cálculo e desenho técnico. Na parte específica, o aluno conhece material de construção civil, mecânica do solo, gestão de obras, topografia, processos construtivos, hidráulica aplicada, projetos de drenagem urbana, mecânica dos fluidos e resistência dos materiais. Não faltam aulas práticas nem atividades de laboratório. A Unicamp, por exemplo, possui um laboratório de materiais de construção civil, como cimento, areias, britas e concreto, e outro para ensaios de solos. Os estudantes também visitam canteiros de obra. O estágio não é obrigatório, mas abre as portas para o mercado de trabalho.

Duração média: três anos.
Outros nomes: Constr. de Ed.; Constr. de Vias Terrestres; Contr. Tecnol. de Obras; Gestão de Empreend. de Constr. Civil; Plan. e Gestão de Empreend. na Constr. Civil; Prod. Civil.

O QUE VOCÊ PODE FAZER
Edifícios
Definir, orientar e acompanhar a execução das fundações, o levantamento e a vedação da estrutura, a confecção de lajes, do madeiramento, do telhado e a colocação de revestimento, piso e esquadrias. Controlar a qualidade dos processos e dos materiais empregados, como areia, cimento, tijolo e cerâmicas.

Hidráulica
Planejar e executar redes de água, esgoto e saneamento, drenagem fluvial, instalações hidráulicas, prediais e industriais. Definir e testar tubos, conexões e válvulas.

Topografia, pavimentação e terraplanagem
Gerenciar a medição de terrenos, fazer a sondagem do subsolo, calcular a curvatura e a inclinação da via ou estrada a ser construída. Acompanhar a escavação, a drenagem e a compactação de terras. Conservar e recuperar a pavimentação de ruas e estradas.

Material de construção e estruturas metálicas
Selecionar material a ser empregado na obra. Desenvolver tecnologias e supervisionar a fabricação de produtos e aditivos.

Urbanização
Acompanhar e organizar o crescimento e o desenvolvimento de um bairro, uma cidade ou uma região.

_EDITO_PRINT
 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Edito is developed by The WolFactory (http://www.wolfpackclan.com/wolfactory), a Xoops division of the Wolf Pack Clan (http://www.wolfpackclan.com)
LOJA VIRTUAL - PAGSEGURO
Baixe o Aplicativo
Cursos Kids
Login no Site
Pesquisa no Site
Notícias e Concursos
Dezembro 2019
S T Q Q S S D
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Enquete
Qual a sua área de interesse nos concursos?
Colégios do Ensino Fundamental 16 % 16%
Escolas Técnicas 11 % 11%
Marinha 21 % 21%
Exército 17 % 17%
Aeronáutica 18 % 18%
Vestibulares 2 % 2%
Concursos Públicos 12 % 12%
Visitantes Online
1 visitantes online (1 na seção: Guia das Profissões)

Usuários: 0
Visitantes: 1

mais...
Cape Cursos Preparatórios © 2006-2015 - Todos os direitos reservados - Rua Estância 25 - 2º Andar - Realengo - RJ - Cep: 21715-440
Início Cape Cursos Preparatórios Cursos Preparatórios Preços dos Cursos Preparatório - 5º Ano Apostilas Preparatórias Simulados Online Notícias Concursos Concursos Galeria de Fotos Localização Contato Plataforma Digital Área do Aluno Inscreva-se no Canal!