Plataforma EAD
Menu
Siga-nos
Indique o Site
Destaques no Site
Guia das Profissões

Guia das Profissões > Automação Industrial

Automação Industrial
Tecnólogo

Executar projetos de máquinas inteligentes, componentes robotizados e sistemas de integração e automação industriais (redes industriais) é função desse tecnólogo. Ele gerencia processos industriais e acompanha o desempenho dos equipamentos de linhas de produção automatizadas. Desenvolve e instala sistemas digitais, softwares e linguagens de programação de máquinas e equipamentos. Faz também sua manutenção. Atua em vários setores industriais, como petroquímico, de bebidas e de papel e celulose. Pode ainda desenvolver produtos de eletrônica, instrumentação, controle, operação e supervisão de processos industriais. O objetivo é sempre otimizar os processos e reduzir os custos industriais.

MERCADO DE TRABALHO
Esse profissional é bastante disputado, já que pode atuar em empresas dos mais diversos setores (alimentício, automobilístico, têxtil, metalúrgico, entre outros) que tenham linha de produção automatizada. A indústria automotiva, que deve crescer por volta de 15% em 2008, atingindo a marca de 3,5 milhões de veículos, é uma grande empregadora, sobretudo nos estados de São Paulo e Minas Gerais. O tecnólogo também é procurado para fazer manutenção preventiva ou modernizar equipamentos existentes em companhias de todos os portes. Na indústria de automação, é requisitado para o cargo de gerente. Empresas como Embraco e Marcopolo, instaladas na região Sul, são tradicionais empregadoras desse especialista. A procura também é grande no Sudeste, por causa do peso industrial da região. As indústrias do setor petroquímico localizadas em Macaé, no interior do Rio de Janeiro, e em Santos, no litoral paulista, também contratam o profissional.
$ Salário médio inicial: R$ 1.300

O CURSO
É preciso gostar de ciências exatas, pois a base do curso combina matemática, física, mecânica, eletroeletrônica e informática. O aluno tem, também, aulas de automação e controle e muita prática de laboratório, onde aprenderá a aumentar a produtividade de máquinas com o emprego de recursos variados (comunicação de dados, controle de processos, robótica e manufatura integrada por computador). Há também inglês técnico (para auxiliar o uso de manuais e pesquisas na internet) e técnicas de comunicação e expressão. Para obter o diploma, algumas escolas exigem estágio supervisionado e um trabalho de conclusão, geralmente submetido à avaliação de uma banca de professores.

Duração média: três anos.

Outros nomes: Autom. e Robótica; Automatização Ind.; Instrumentação e Contr. de Processo; Mecatr.; Mecatr. Ind.

_EDITO_PRINT
 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Edito is developed by The WolFactory (http://www.wolfpackclan.com/wolfactory), a Xoops division of the Wolf Pack Clan (http://www.wolfpackclan.com)
LOJA VIRTUAL - PAGSEGURO
Baixe o Aplicativo
Cursos Kids
Login no Site
Pesquisa no Site
Notícias e Concursos
Junho 2019
S T Q Q S S D
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Enquete
Qual a sua área de interesse nos concursos?
Colégios do Ensino Fundamental 16 % 16%
Escolas Técnicas 11 % 11%
Marinha 21 % 21%
Exército 17 % 17%
Aeronáutica 18 % 18%
Vestibulares 2 % 2%
Concursos Públicos 12 % 12%
Visitantes Online
1 visitantes online (1 na seção: Guia das Profissões)

Usuários: 0
Visitantes: 1

mais...
Cape Cursos Preparatórios © 2006-2015 - Todos os direitos reservados - Rua Estância 25 - 2º Andar - Realengo - RJ - Cep: 21715-440
Início Cape Cursos Preparatórios Cursos Preparatórios Preços dos Cursos Preparatório - 5º Ano Apostilas Preparatórias Simulados Online Notícias Concursos Concursos Galeria de Fotos Localização Contato Plataforma Digital Área do Aluno Inscreva-se no Canal!