Plataforma EAD
Menu
Siga-nos
Indique o Site
Destaques no Site
Guia das Profissões

Guia das Profissões > Engenharia Naval

Engenharia Naval
É a área da engenharia que cuida do projeto, da construção e da manutenção de embarcações e seus equipamentos. O engenheiro naval projeta a estrutura, os motores e os demais componentes de navios. Para isso, considera o uso a ser dado à embarcação, a quantidade de carga ou de passageiros a ser transportada, a distância a ser percorrida e o local de operação, se em rios, lagos, mares ou oceanos. Na construção, supervisiona os técnicos e os operários, verifica a qualidade da matéria-prima e os métodos de trabalho e acompanha toda a fabricação. Pode também gerenciar o transporte marítimo e fluvial, controlando o tráfego de embarcações e os serviços de comunicação.

Outras áreas de atuação para esse profissional são lazer e esportes náuticos, a criação de animais marinhos e a exploração de recursos minerais do oceano, sobretudo o petróleo.

MERCADO DE TRABALHO
O mercado voltou a crescer nos últimos três anos e existe uma demanda pelo profissional em todo o país. A construção de novos estaleiros no Rio Grande do Sul e em Pernambuco e a modernização dos estaleiros no Rio de Janeiro, com verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, devem abrir vagas para o engenheiro naval, que é contratado para atuar em projetos, supervisão, inspeção, planejamento e gestão de operação. Historicamente, os melhores postos de trabalho se encontram em empresas de exploração de petróleo, como a Petrobras, que oferece vagas por meio de concursos para especialistas em gerenciamento de projetos. Firmas de engenharia off shore, consultorias e os setores logístico e militar também requisitam o graduado. Os recém-formados encontram oportunidades em escritórios de projetos e classificadoras – empresas que certificam se as construções estão ou não de acordo com as normas internacionais. Além dos estaleiros, esses escritórios são os melhores empregadores do profissional. Na área de navegação fluvial, a hidrovia Tietê–Paraná está com as operações ampliadas para transporte do Etanol.
$ Salário médio inicial: R$ 3.000

O CURSO
O curso tem dois anos de formação básica com muita física, matemática, computação e química. Em seguida, começam as matérias específicas das engenharias (mecânica de fluidos, termodinâmica e ciência e resistência dos materiais) e da formação profissionalizante (hidrodinâmica, estruturas navais, projeto de navio e plataformas marítimas, construção naval e transporte aquaviário). Em aulas práticas de laboratório, o aluno constrói e testa modelos e maquetes estruturais, não só de embarcações tradicionais como também de submarinos e robôs subaquáticos. O estágio e o projeto de conclusão de curso são obrigatórios.

Duração média: cinco anos.

O QUE VOCÊ PODE FAZER
Construção naval
Projetar e coordenar a construção de embarcações, como navios, barcos e lanchas. Gerenciar serviços de manutenção, reparos e conservação de cascos, motores e máquinas.

Gerenciamento de transporte
Planejar todas as etapas do comércio fluvial ou marítimo, desde o embarque e o transporte de carga até o desembarque e o armazenamento.

Pesquisa e desenvolvimento
Criar novas tecnologias e adaptá-las a submarinos, plataformas flutuantes e robôs para exploração submarina.

Projeto de sistemas oceânicos
Planejar e construir plataformas marítimas e tubulações para o transporte de petróleo.

_EDITO_PRINT
 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Edito is developed by The WolFactory (http://www.wolfpackclan.com/wolfactory), a Xoops division of the Wolf Pack Clan (http://www.wolfpackclan.com)
LOJA VIRTUAL - PAGSEGURO
Baixe o Aplicativo
Cursos Kids
Login no Site
Pesquisa no Site
Notícias e Concursos
Junho 2019
S T Q Q S S D
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Enquete
Qual a sua área de interesse nos concursos?
Colégios do Ensino Fundamental 16 % 16%
Escolas Técnicas 11 % 11%
Marinha 21 % 21%
Exército 17 % 17%
Aeronáutica 18 % 18%
Vestibulares 2 % 2%
Concursos Públicos 12 % 12%
Visitantes Online
1 visitantes online (1 na seção: Guia das Profissões)

Usuários: 0
Visitantes: 1

mais...
Cape Cursos Preparatórios © 2006-2015 - Todos os direitos reservados - Rua Estância 25 - 2º Andar - Realengo - RJ - Cep: 21715-440
Início Cape Cursos Preparatórios Cursos Preparatórios Preços dos Cursos Preparatório - 5º Ano Apostilas Preparatórias Simulados Online Notícias Concursos Concursos Galeria de Fotos Localização Contato Plataforma Digital Área do Aluno Inscreva-se no Canal!