Plataforma EAD
Menu
Siga-nos
Indique o Site
Destaques no Site
Guia das Profissões

Guia das Profissões > Engenharia de Telecomunicações

Engenharia de Telecomunicações
É o segmento da engenharia que se ocupa do projeto, da operação e da manutenção de equipamentos e sistemas de telecomunicações. Esse engenheiro desenvolve e implanta redes de telecomunicações. Com sólida formação na área elétrica e eletrônica, ele cria, planeja e constrói aparelhos e equipamentos utilizados nas telecomunicações e dá manutenção aos sistemas e redes implantados. Cuida de cabeamentos aéreos e subterrâneos, satélites artificiais, centrais de transmissão, captação, codificação e retransmissão dos sinais que interligam o planeta. De seu trabalho depende toda a rede mundial de telefonia, transmissão de dados, redes de computadores, rádio e televisão.

MERCADO DE TRABALHO
O engenheiro de telecomunicações encontra um mercado bastante aquecido e com expectativa de crescimento graças ao início das transmissões da TV digital no país. Para atender a demanda dos consumidores, os fabricantes das set up box, os conversores da TV digital, contratam o graduado para atuar na área de desenvolvimento de produtos. Hoje, a maioria dos conversores disponíveis é de procedência chinesa. Outro setor que requisita o profissional é o de telefonia celular. Além das operadoras, há vagas também em empresas fabricantes de aparelhos, como a Nokia e a Motorola, nas quais o especialista pode trabalhar na área de pesquisa e desenvolvimento.

Os empregos estão concentrados principalmente nas regiões Sudeste e Sul para os setores de serviços e internet móvel. Nas operadoras de telefonia fixa são boas as chances em todas as regiões. Crescem ainda as oportunidades de colocação em grandes empresas e em bancos, para atuar na infra-estrutura, cuidando dos departamentos de conectividade e rede. No setor público, o profissional também é requisitado. Marinha, Aeronáutica e agências reguladoras, como a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), costumam abrir vagas, por meio de concurso público, para esse engenheiro. Com a utilização das redes elétricas como meio de transmissão de dados, uma especialização na área de eletricidade pode abrir portas para esse especialista.
$ Salário médio inicial: R$ 2.200

O CURSO
As disciplinas básicas incluem matemática, física, informática, desenho e química. Na parte específica do currículo, você terá aulas de princípios de comunicação, eletrônica, eletromagnetismo, processamento de sinais, comunicações ópticas, fundamentos de telefonia, sistemas operacionais, técnicas digitais, redes de computadores de alta velocidade, televisão (analógica e digital) e comunicação via satélite. Em algumas escolas, esse curso é oferecido como habilitação de Engenharia Elétrica. O estágio é obrigatório.

Duração média: cinco anos.
Outros nomes: Eng. de Comun.; Eng. de Inf.; Eng. de Redes de Comun.; Eng. de Teleinformática.

O QUE VOCÊ PODE FAZER
Infra-estrutura
Criar, projetar, construir, implantar, operar e gerenciar sistemas e redes de telecomunicações, inclusive comunicações de dados, como internet.

Internet móvel
Desenvolver sistemas de transmissão de dados via aparelhos sem fio que dão acesso à internet.

Projeto
Planejar sistemas de transmissão de dados digitais por meio de cabos ópticos e satélites.

Serviços
Gerenciar a implantação, a tarifação, a configuração, a operação e o gerenciamento de redes de telecomunicações. Além disso, há a possibilidade de estudar e desenvolver novas tecnologias.

_EDITO_PRINT
 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Edito is developed by The WolFactory (http://www.wolfpackclan.com/wolfactory), a Xoops division of the Wolf Pack Clan (http://www.wolfpackclan.com)
LOJA VIRTUAL - PAGSEGURO
Baixe o Aplicativo
Cursos Kids
Login no Site
Pesquisa no Site
Notícias e Concursos
Junho 2019
S T Q Q S S D
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Enquete
Qual a sua área de interesse nos concursos?
Colégios do Ensino Fundamental 16 % 16%
Escolas Técnicas 11 % 11%
Marinha 21 % 21%
Exército 17 % 17%
Aeronáutica 18 % 18%
Vestibulares 2 % 2%
Concursos Públicos 12 % 12%
Visitantes Online
1 visitantes online (1 na seção: Guia das Profissões)

Usuários: 0
Visitantes: 1

mais...
Cape Cursos Preparatórios © 2006-2015 - Todos os direitos reservados - Rua Estância 25 - 2º Andar - Realengo - RJ - Cep: 21715-440
Início Cape Cursos Preparatórios Cursos Preparatórios Preços dos Cursos Preparatório - 5º Ano Apostilas Preparatórias Simulados Online Notícias Concursos Concursos Galeria de Fotos Localização Contato Plataforma Digital Área do Aluno Inscreva-se no Canal!