Plataforma EAD
Menu
Siga-nos
Indique o Site
Destaques no Site
Guia das Profissões

Guia das Profissões > Engenharia de Agrimensura

Engenharia de Agrimensura
É o ramo da engenharia responsável pelo levantamento e pela medição de terrenos. O engenheiro agrimensor prepara áreas para obras urbanas, de infra-estrutura hidráulica, sanitária, elétrica ou de transportes. Com base em dados obtidos por meio de levantamentos em solo ou por fotografias aéreas, satélites e aparelhos de sistema de posicionamento global (GPS), ele mede as dimensões de terrenos e pesquisa as características do solo e do relevo de uma área. Seu trabalho serve de base para que engenheiros civis possam construir prédios, estradas, barragens ou redes de água e esgoto ou de energia elétrica. Apto a orientar projetos de loteamento e a definir o traçado de cidades, costuma prestar consultoria para prefeituras, indústrias e grandes construtoras. Ele atua também na criação, organização e atualização de arquivos de informações geográficas e topográficas.

MERCADO DE TRABALHO
O mercado para esse engenheiro está aquecido desde 2001, por causa da demanda de trabalho gerada pela lei federal que criou o Cadastro Nacional de Imóveis Rurais, tornando obrigatório o levantamento topográfico para o registro de propriedades rurais. E a procura por esse graduado deve continuar alta, pois, a partir de outubro de 2008, a obrigatoriedade se estende a todas as propriedades rurais, independentemente do tamanho – até então ela se aplicava aos terrenos rurais com mais de 1,5 mil hectare. Por essa razão, as oportunidades se espalharam por todas as regiões do país, principalmente no interior dos estados, onde as prefeituras empregam trabalhadores que atuam na área de cadastro técnico rural e urbano. Especialistas em segurança do trabalho e mecânica do solo também têm boas perspectivas de emprego, principalmente se quiserem seguir a carreira acadêmica. O movimento de recuperação de rodovias e engenharia de tráfego gera um cenário positivo para o engenheiro agrimensor, que opera na abertura e na sinalização de estradas e em perícias de áreas públicas e privadas. Nas regiões Norte e Nordeste, o profissional de obras elétricas é bastante solicitado por grandes empreendimentos de usinas hidrelétricas para trabalhar na implantação de linhas de transmissão. As estatais do setor elétrico costumam contratar empresas de agrimensura para esse tipo de serviço. Aumentam as vagas ainda em companhias de logística, que usam o geoprocessamento para fiscalizar rotas, tráfego e cargas. Nas mineradoras localizadas no quadrilátero ferrífero, em Minas Gerais, o agrimensor é procurado para atuar no controle do que entra e sai das minas, a fim de evitar desmoronamentos. Grandes companhias de mineração, como a Vale e a MMX, também demandam esses profissionais.
$ Salário médio inicial: R$ 2.300

O CURSO
Os dois primeiros anos são dedicados às matérias básicas comuns às demais engenharias, como cálculo, física, mecânica e informática. No terceiro ano começam as disciplinas de formação profissional com aulas teóricas e práticas de diversas matérias, como topografia, estradas, geoprocessamento e cartografia. O aluno aprende também a usar tecnologias de ponta que serão úteis no domínio de técnicas como sensoriamento remoto e fotogrametria digital. A informática é ferramenta indispensável na vida profissional do engenheiro agrimensor. O estágio supervisionado é obrigatório, assim como a elaboração de um projeto no fim do curso.

Duração média: cinco anos.

O QUE VOCÊ PODE FAZER
Avaliações e perícias
Avaliar propriedades para fins de penhora, hipoteca e solução de litígios que envolvam demarcação territorial.

Batimetria
Elaborar mapas de áreas submersas com dados obtidos por meio de sonares.

Cadastro técnico
Levantar dados em cidades para fins de cobrança de tributos. Planejar redes de saneamento básico, de eletrificação e de telefonia.

Construção civil
Fazer o levantamento planialtimétrico e cadastral para a elaboração de projetos de obra de porte, como viadutos, pontes e estradas.

Georreferenciamento
Mapear características de grandes áreas, interpretando imagens de satélites e fotos aéreas.

Obras elétricas
Planejar linhas de transmissão de energia, demarcar torres em estações e subestações elétricas e estabelecer o assentamento de turbinas geradoras.

Saneamento
Projetar, executar e supervisionar a locação de adutoras, aterros sanitários, redes e sistemas de água e esgoto.

Topografia industrial
Promover o alinhamento e o nivelamento de máquinas e equipamentos em indústrias e usinas.

_EDITO_PRINT
 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Edito is developed by The WolFactory (http://www.wolfpackclan.com/wolfactory), a Xoops division of the Wolf Pack Clan (http://www.wolfpackclan.com)
LOJA VIRTUAL - PAGSEGURO
Baixe o Aplicativo
Cursos Kids
Login no Site
Pesquisa no Site
Notícias e Concursos
Outubro 2019
S T Q Q S S D
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      
Enquete
Qual a sua área de interesse nos concursos?
Colégios do Ensino Fundamental 16 % 16%
Escolas Técnicas 11 % 11%
Marinha 21 % 21%
Exército 17 % 17%
Aeronáutica 18 % 18%
Vestibulares 2 % 2%
Concursos Públicos 12 % 12%
Visitantes Online
1 visitantes online (1 na seção: Guia das Profissões)

Usuários: 0
Visitantes: 1

mais...
Cape Cursos Preparatórios © 2006-2015 - Todos os direitos reservados - Rua Estância 25 - 2º Andar - Realengo - RJ - Cep: 21715-440
Início Cape Cursos Preparatórios Cursos Preparatórios Preços dos Cursos Preparatório - 5º Ano Apostilas Preparatórias Simulados Online Notícias Concursos Concursos Galeria de Fotos Localização Contato Plataforma Digital Área do Aluno Inscreva-se no Canal!