Plataforma EAD
Menu
Siga-nos
Indique o Site
Destaques no Site
Guia das Profissões

Guia das Profissões > Engenharia Civil

Engenharia Civil
O primeiro bimestre de 2008 registrou recorde na abertura de postos de trabalho na construção civil. Segundo o Ministério do Trabalho, o crescimento não está concentrado apenas em uma região, mas ocorre em todo o Brasil. O aumento do emprego é reflexo do aquecimento do mercado imobiliário e, também, do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, que prevê a modernização e a construção de aeroportos, redes de saneamento básico, pontes, estradas e ferrovias, entre outras obras. “Estamos vivendo um ótimo momento com a retomada do investimento na infra-estrutura do país. Com isso, acredito que haverá oportunidades, sem precedentes, para o engenheiro civil, podendo até mesmo faltar profissionais no curto e médio prazos”, afirma o engenheiro Roberto Muniz, presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) e diretor da Geosistemas Engenharia, de Recife (PE).

Quem faz o curso de Engenharia Civil tem pela frente várias possibilidades de atuação profissional. Além de projetar, gerenciar e executar obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos, o engenheiro civil tem como atribuição a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição do tipo de fundações. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisiona prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais. Ele pode ainda dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciar a infra-estrutura e a ocupação de um edifício.

MERCADO DE TRABALHO
O mercado para o engenheiro civil está em alta nas áreas de transporte, geotecnia, hidráulica e saneamento, construção civil, projetos e es-truturas. A previsão é que a demanda continue a crescer nos próximos anos. Profissionais da área essencialmente técnica, preparados para executar obras, têm sido os mais solicitados para o trabalho de infra-estrutura em todo o interior do Brasil. “Viajando pelo país, podemos ver que ele está em reforma”, brinca Luzenira Alves Brasileiro, coordenadora do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Ilha Solteira (SP). “Esse investimento em infraestrutura cria oportunidades para praticamente todas as áreas de atuação do profissional e em todas as regiões”, diz. As oportunidades surgem em estatais, como a Petrobras, a Companhia Metropolitana de São Paulo (Metrô), a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e a Sabesp. Em grandes indústrias, como a automobilística e a aeronáutica, o engenheiro civil encontra vagas no gerenciamento de projetos e de execução de obras. Nas capitais, há boas ofertas em empresas privadas no setor administrativo, já que o curso oferece base em administração e economia. As chances são maiores para quem tem especialização ou pós-graduação nas áreas efetivas da produção. Outro nicho em ascensão, especialmente na indústria automobilística, é o da engenharia de segurança, que trata da prevenção de acidentes nas empresas e de ergonomia. Os principais empregadores localizam-se no eixo Rio–São Paulo, mas há tendência de crescimento de mercado no interior de todo o país e nas capitais.
$ Salário médio inicial: R$ 2.300

O CURSO
Disciplinas como matemática, física, estatística, desenho e lógica são o forte do currículo. Portanto, prepare-se para exercitar suas habilidades em cálculo e desenho. Há atividades em laboratório e matérias das áreas de administração e economia que ensinam técnicas e métodos de gerenciamento de projetos e equipes. Nos três anos finais, você cursa disciplinas mais ligadas às áreas de especialização escolhidas: estruturas, construção civil, hidráulica e saneamento, transportes ou geotecnia. Para obter o diploma, o estágio é obrigatório. Em algumas escolas, também se exige um trabalho de conclusão de curso. Há instituições que oferecem formação direcionada a uma habilitação, como estruturas e fundações ou transportes.

A duração média do curso é de cinco anos.
Outros nomes: Eng. de Fortifi cação e Constr.; Eng. de Prod. Civil; Eng. em Constr. Civil

O QUE VOCÊ PODE FAZER
Construção urbana
Projetar, construir e reformar prédios e grandes instalações, como estádios esportivos, shopping centers e aeroportos.

Estruturas e fundações
Projetar e edificar fundações e estruturas de madeira, aço ou concreto, que dão apoio às construções, calculando o material necessário e as dimensões da obra.

Gerência de recursos prediais
Manter em ordem a infraestrutura de prédios e estabelecer padrões de qualidade, ocupação e uso do espaço.

Hidráulica e recursos hídricos
Projetar, gerenciar e executar obras de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem ou obras costeiras.

Saneamento
Fazer o projeto e construir obras de saneamento básico, como redes de captação e distribuição de água e estações de tratamento de água e esgotos.

Transportes
Projetar e construir obras de infra-estrutura, como rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrôs e viadutos.

_EDITO_PRINT
 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Edito is developed by The WolFactory (http://www.wolfpackclan.com/wolfactory), a Xoops division of the Wolf Pack Clan (http://www.wolfpackclan.com)
LOJA VIRTUAL - PAGSEGURO
Baixe o Aplicativo
Cursos Kids
Login no Site
Pesquisa no Site
Notícias e Concursos
Outubro 2019
S T Q Q S S D
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      
Enquete
Qual a sua área de interesse nos concursos?
Colégios do Ensino Fundamental 16 % 16%
Escolas Técnicas 11 % 11%
Marinha 21 % 21%
Exército 17 % 17%
Aeronáutica 18 % 18%
Vestibulares 2 % 2%
Concursos Públicos 12 % 12%
Visitantes Online
1 visitantes online (1 na seção: Guia das Profissões)

Usuários: 0
Visitantes: 1

mais...
Cape Cursos Preparatórios © 2006-2015 - Todos os direitos reservados - Rua Estância 25 - 2º Andar - Realengo - RJ - Cep: 21715-440
Início Cape Cursos Preparatórios Cursos Preparatórios Preços dos Cursos Preparatório - 5º Ano Apostilas Preparatórias Simulados Online Notícias Concursos Concursos Galeria de Fotos Localização Contato Plataforma Digital Área do Aluno Inscreva-se no Canal!