Plataforma EAD
Menu
Siga-nos
Indique o Site
Destaques no Site
Guia das Profissões

Guia das Profissões > Conservação e Restauro

Conservação e Restauro
Tecnólogo

Reconhecer o valor histórico de uma construção e garantir que ela se mantenha bem cuidada e íntegra, conservando suas características originais durante décadas ou séculos, é tarefa do tecnólogo em Conservação e Restauro. Esse profissional é responsável por identificar problemas e achar soluções para conservar ou restaurar um edifício. Para isso, ele elabora projetos de restauração e conservação levando em conta as tecnologias que podem ser usadas e a situação do objeto a ser preservado. No dia-a-dia, lida com arquitetos, engenheiros, arqueólogos, historiadores e operários da construção civil, como pedreiros e carpinteiros.

MERCADO DE TRABALHO
No Brasil, os acervos tombados (que não podem ser reformados nem descaracterizados) datam, em sua maioria, do século XVI ao XVIII e se encontram tanto em cidades grandes quanto em pequenas, no interior e nas capitais. Existem construções desse período em todo o país, mas a maioria está concentrada nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul. No caso de Minas Gerais, com o estímulo do ICMS cultural, os municípios têm investido na preservação e realizado novos tombamentos. A perspectiva é de que os acervos ainda não tombados dos séculos XIX e XX gerem oportunidades para os graduados. Os principais empregadores são escritórios de arquitetura, construtoras, fundações, organizações não-governamentais e órgãos públicos municipais, estaduais ou federais. Muitas vezes, o profissional é chamado para atuar como autônomo, por empreitada.
$ Salário médio inicial: R$ 1.400

O CURSO
Apenas duas escolas no país oferecem o curso de Tecnologia em Conservação e Restauro, o Cefet-Ouro Preto, em Minas Gerais, e a Estácio, no Rio de Janeiro. O curso mescla aulas que têm origem nos cursos de engenharia e arquitetura, portanto, os alunos aprendem geometria, estudo de solos, matemática, química, topografia e cartografia, resistência de materiais, arquitetura das cidades, desenho, história da arte, como fazer maquetes, restauração, instalações prediais, fotografia, urbanismo, planejamento e gerenciamento de obras. As aulas são dadas em salas, laboratórios, ateliês ou ainda são feitas em visitas técnicas a sítios históricos ou edificações.

Duração média: três anos.
Outro nome: Restauração de Imóveis.

O QUE VOCÊ PODE FAZER
Criação de projetos
Fazer os desenhos e maquetes das edificações com base no diagnóstico dos objetos a serem restaurados e de processos de intervenção.

Desenvolvimento tecnológico
Avaliar e criar materiais, equipamentos ou processos usados em restaurações ou para conservação.

_EDITO_PRINT
 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Edito is developed by The WolFactory (http://www.wolfpackclan.com/wolfactory), a Xoops division of the Wolf Pack Clan (http://www.wolfpackclan.com)
LOJA VIRTUAL - PAGSEGURO
Baixe o Aplicativo
Cursos Kids
Login no Site
Pesquisa no Site
Notícias e Concursos
Junho 2019
S T Q Q S S D
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Enquete
Qual a sua área de interesse nos concursos?
Colégios do Ensino Fundamental 16 % 16%
Escolas Técnicas 11 % 11%
Marinha 21 % 21%
Exército 17 % 17%
Aeronáutica 18 % 18%
Vestibulares 2 % 2%
Concursos Públicos 12 % 12%
Visitantes Online
1 visitantes online (1 na seção: Guia das Profissões)

Usuários: 0
Visitantes: 1

mais...
Cape Cursos Preparatórios © 2006-2015 - Todos os direitos reservados - Rua Estância 25 - 2º Andar - Realengo - RJ - Cep: 21715-440
Início Cape Cursos Preparatórios Cursos Preparatórios Preços dos Cursos Preparatório - 5º Ano Apostilas Preparatórias Simulados Online Notícias Concursos Concursos Galeria de Fotos Localização Contato Plataforma Digital Área do Aluno Inscreva-se no Canal!