Plataforma EAD
Menu
Siga-nos
Indique o Site
Destaques no Site
Guia das Profissões

Guia das Profissões > Psicopedagogia

Psicopedagogia
Bacharelado

É a área de estudo dos processos e das dificuldades de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. O psicopedagogo identifica as dificuldades e os transtornos que impedem o estudante de assimilar o conteúdo ensinado em sala de aula. Para isso, ele faz uso de conhecimentos da pedagogia, da psicanálise, da psicologia e da antropologia. Analisa o comportamento do aluno, observando como ele aprende. Promove intervenções em caso de fracasso ou de evasão escolar. Além de trabalhar em escolas, esse profissional pode atuar em hospitais, auxiliando os pacientes a manter contato com as atividades normais de aprendizado. Pode trabalhar também em centros comunitários ou em consultório, público ou particular, orientando estudantes e seus familiares.

MERCADO DE TRABALHO
É promissor o campo de trabalho para o psicopedagogo. Muitas instituições estão descobrindo e requisitando esse profissional. Além de escolas e clínicas, as oportunidades crescem em empresas preocupadas em investir na educação continuada e no treinamento de seus funcionários. Como a lei determina que 5% dos postos de trabalho sejam preenchidos por deficientes, o psicopedagogo tem sido procurado por algumas companhias para orientar e auxiliar na contratação dessas pessoas. Microlins, Dell e Unisys são alguns exemplos de empresas que absorvem o especialista. Os governos estaduais e municipais abrem concurso freqüentemente para o profissional atuar em escolas e órgãos públicos - nos últimos cinco anos, houve mais de 40 concursos municipais no país, com salários de até R$ 2.900. Uma nova tendência é a contratação de psicopedagogos para trabalhar em universidades, na orientação e no assessoramento dos professores. Em ONGs que desenvolvem projetos educativos também surgem postos de trabalho. As vagas estão espalhadas por todo o país - com destaque para as capitais, cidades maiores e a região Nordeste -, embora o Sul e o Sudeste ainda sejam os maiores empregadores. Outra prova de que o psicopedagogo pode trabalhar fora do ambiente escolar é sua presença em hospitais, na tentativa de mudar hábitos. Pacientes diabéticos ou obesos, por exemplo, contam com a sua ajuda para reaprender a se alimentar.
$ Salário médio inicial: R$ 1.500

O CURSO
O currículo enfatiza duas áreas: psicopedagogia clínica (em que o profissional atua em clínicas sozinho ou com equipes multidisciplinares) e psicopedagogia institucional (em que o psicopedagogo trabalha em grupo em escolas, ONGs, hospitais e centros comunitários). É um curso marcadamente interdisciplinar, composto por disciplinas teóricas, como psicologia do desenvolvimento humano e da aprendizagem, e práticas, como diagnóstico e intervenção psicopedagógica clínica e institucional. O objetivo da graduação é formar um profissional com olhar dirigido à aprendizagem humana em diferentes contextos. O estágio é obrigatório.
Duração média: quatro anos.

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Orientação pedagógica
Dar assistência a professores, orientando-os e ajudando-os a prevenir e a evitar o fracasso e a evasão escolar. Resolver questões ligadas a currículo, métodos de ensino e abordagens pessoais. Desenvolver um plano de trabalho que facilite o aprendizado dos alunos.

Educação continuada
Auxiliar indivíduos que, por problemas de saúde, ficam internados em hospitais e afastados das redes de ensino, mantendo-os informados sobre o conteúdo das aulas e dando-lhes apoio para que permaneçam em contato com a escola e com os professores.

Clínica
Dar atendimento individual em consultórios públicos ou particulares, identificando sintomas, conflitos e transtornos que levem à difi culdade de aprendizado.

_EDITO_PRINT
 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Edito is developed by The WolFactory (http://www.wolfpackclan.com/wolfactory), a Xoops division of the Wolf Pack Clan (http://www.wolfpackclan.com)
LOJA VIRTUAL - PAGSEGURO
Baixe o Aplicativo
Cursos Kids
Login no Site
Pesquisa no Site
Notícias e Concursos
Outubro 2019
S T Q Q S S D
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      
Enquete
Qual a sua área de interesse nos concursos?
Colégios do Ensino Fundamental 16 % 16%
Escolas Técnicas 11 % 11%
Marinha 21 % 21%
Exército 17 % 17%
Aeronáutica 18 % 18%
Vestibulares 2 % 2%
Concursos Públicos 12 % 12%
Visitantes Online
1 visitantes online (1 na seção: Guia das Profissões)

Usuários: 0
Visitantes: 1

mais...
Cape Cursos Preparatórios © 2006-2015 - Todos os direitos reservados - Rua Estância 25 - 2º Andar - Realengo - RJ - Cep: 21715-440
Início Cape Cursos Preparatórios Cursos Preparatórios Preços dos Cursos Preparatório - 5º Ano Apostilas Preparatórias Simulados Online Notícias Concursos Concursos Galeria de Fotos Localização Contato Plataforma Digital Área do Aluno Inscreva-se no Canal!