Plataforma EAD
Menu
Siga-nos
Indique o Site
Destaques no Site
Guia das Profissões

Guia das Profissões > Ciência e Tecnologia

Ciência e Tecnologia
O bacharel em Ciência e Tecnologia é um profissional generalista. Com sólida formação em ciências exatas e nas engenharias, possui capacidade de se adequar a qualquer uma dessas áreas. Pode desenvolver pesquisa científica e tecnológica e atuar em organizações públicas, privadas ou do terceiro setor. Ao término de seu curso, quando recebe o título de bacharel, tem ainda duas opções de formação acadêmica: obter o diploma de engenheiro, cursando para isso no mínimo mais dois anos de uma engenharia específica, ou completar pelo menos mais um ano de estudo e formar-se em uma outra área, como matemática, física e química. Essa interdisciplinariedade e integração do conhecimento faz o profissional ter um perfil diferenciado no mercado de trabalho, onde poderá atuar tanto em empresas e indústrias como lecionar, se cursar uma licenciatura, as disciplinas de matemática, física e química no ensino médio.

MERCADO DE TRABALHO
Ainda não existe esse bacharel no mercado. A primeira turma se forma em 2009 pela Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André (SP). A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cruz das Almas (BA), também oferece o curso, que formará sua primeira turma em 2010. Há boas expectativas, já que, por seu perfil generalista, poderá atuar em qualquer tipo de empresa.
$ Salário médio inicial: R$ 1.000

O CURSO
No primeiro ano, o curso mescla disciplinas teóricas e práticas de formação básica. Na UFRB, estuda-se física, processamento de dados, metodologia de pesquisa, química geral, geometria e cálculo. Na UFABC o aluno aprende estrutura da matéria, processos de transformação e energia entre outras. No segundo ano, o aluno deve escolher uma área de formação inicial entre algumas alternativas, como matemática, física ou engenharia. A partir daí, as disciplinas serão mais profissionalizantes. Independentemente da opção, o aluno deve se preparar para muitos cálculos. Em física, por exemplo, irá estudar cálculo diferencial e integral, álgebra linear e métodos estatísticos. Já em matemática irá ver geometria analítica, plana e espacial, além de física e química, por exemplo. E em engenharia terá disciplinas como desenho técnico, fenômenos de transporte, eletricidade e termodinâmica. É preciso apresentar um trabalho de conclusão de curso.
Duração média: três anos.

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Educação
Cursar licenciatura para ministrar aulas de matemática, química e física no ensino médio.

Engenharia
Atuar em escritórios de engenharia civil ou em indústrias que necessitem de um engenheiro generalista.

Pesquisa
Desenvolver pesquisa em ciência e tecnologia.

_EDITO_PRINT
 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Edito is developed by The WolFactory (http://www.wolfpackclan.com/wolfactory), a Xoops division of the Wolf Pack Clan (http://www.wolfpackclan.com)
LOJA VIRTUAL - PAGSEGURO
Baixe o Aplicativo
Cursos Kids
Login no Site
Pesquisa no Site
Notícias e Concursos
Agosto 2019
S T Q Q S S D
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  
Enquete
Qual a sua área de interesse nos concursos?
Colégios do Ensino Fundamental 16 % 16%
Escolas Técnicas 11 % 11%
Marinha 21 % 21%
Exército 17 % 17%
Aeronáutica 18 % 18%
Vestibulares 2 % 2%
Concursos Públicos 12 % 12%
Visitantes Online
1 visitantes online (1 na seção: Guia das Profissões)

Usuários: 0
Visitantes: 1

mais...
Cape Cursos Preparatórios © 2006-2015 - Todos os direitos reservados - Rua Estância 25 - 2º Andar - Realengo - RJ - Cep: 21715-440
Início Cape Cursos Preparatórios Cursos Preparatórios Preços dos Cursos Preparatório - 5º Ano Apostilas Preparatórias Simulados Online Notícias Concursos Concursos Galeria de Fotos Localização Contato Plataforma Digital Área do Aluno Inscreva-se no Canal!