Plataforma EAD
Menu
Siga-nos
Indique o Site
Destaques no Site
Guia das Profissões

Guia das Profissões > Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis

Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis
Bacharelado

Esse profissional é especialista em preservação patrimonial. Ele atua na conservação e restauração do patrimônio histórico e cultural, como livros, manuscritos, esculturas, pinturas, fotografias e monumentos. É de sua responsabilidade a análise das condições físicas desses materiais e a avaliação do local onde estão guardados (como estantes, prateleiras e até o entorno do prédio), verificando se há condições para que sejam preservados. Com técnicas avançadas, ele avalia a deterioração dos materiais e faz a restauração de obras. O conservador-restaurador pode trabalhar em órgãos oficiais do patrimônio, no âmbito federal, estadual ou municipal, em museus, igrejas, galerias de arte, bibliotecas ou ainda atuar como consultor.

MERCADO DE TRABALHO
Essa é o primeiro bacharelado do país. Os profissionais que existem no mercado de trabalho possuem formação em nível de pós-graduação e a procura por eles é muito boa. Isso porque está crescendo o interesse da população em preservar objetos e dados que contêm a história do povo. Há demanda em todo o Brasil, principalmente nas regiões em
que há cidades históricas, como Minas Gerais e Maranhão. No restante do país, esse bacharel tem encontrado boas chances de emprego em galerias de arte, museus, biblioteca e acervos públicos e particulares para cuidar da preservação das obras, como quadros, esculturas e fotografias antigas.
$ Salário médio inicial: R$ 2.000

O CURSO
Por enquanto, somente a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) oferece o curso. Nos dois primeiros anos, o aluno tem noções gerais de conservação e restauração de obras. Para isso ele estuda microbiologia aplicada a bens culturais, artes visuais, patrimônio histórico, análise de obras e até insetos. Nos dois últimos anos o ensino é direcionado para as seguintes áreas: papel, pintura, escultura e conservação preventiva. O aluno pode escolher uma ou até as quatro formações para estudar. Quem escolher as quatro áreas terá aula, praticamente, o dia todo. A partir do terceiro ano, o estudante deverá fazer estágio ou vivência profi ssional. É necessário apresentar também um trabalho de conclusão de curso.
Duração média: quatro anos.

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Conservação preventiva
Acompanhar o armazenamento de uma obra e detectar as técnicas que serão usadas para sua preservação.

Restauração
Analisar as condições físicas para restaurar obras.

Consultoria
Prestar consultoria às empresas ou instituições públicas para a realização da preservação e restauração de seus bens culturais.

_EDITO_PRINT
 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Edito is developed by The WolFactory (http://www.wolfpackclan.com/wolfactory), a Xoops division of the Wolf Pack Clan (http://www.wolfpackclan.com)
LOJA VIRTUAL - PAGSEGURO
Baixe o Aplicativo
Cursos Kids
Login no Site
Pesquisa no Site
Notícias e Concursos
Dezembro 2019
S T Q Q S S D
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Enquete
Qual a sua área de interesse nos concursos?
Colégios do Ensino Fundamental 16 % 16%
Escolas Técnicas 11 % 11%
Marinha 21 % 21%
Exército 17 % 17%
Aeronáutica 18 % 18%
Vestibulares 2 % 2%
Concursos Públicos 12 % 12%
Visitantes Online
1 visitantes online (1 na seção: Guia das Profissões)

Usuários: 0
Visitantes: 1

mais...
Cape Cursos Preparatórios © 2006-2015 - Todos os direitos reservados - Rua Estância 25 - 2º Andar - Realengo - RJ - Cep: 21715-440
Início Cape Cursos Preparatórios Cursos Preparatórios Preços dos Cursos Preparatório - 5º Ano Apostilas Preparatórias Simulados Online Notícias Concursos Concursos Galeria de Fotos Localização Contato Plataforma Digital Área do Aluno Inscreva-se no Canal!