Plataforma EAD
Menu
Siga-nos
Indique o Site
Destaques no Site
Guia das Profissões

Guia das Profissões > Ciências Sociais

Ciências Sociais
Bacharelado

É o estudo das origens, do desenvolvimento, da organização e do funcionamento das sociedades e culturas humanas. O cientista social estuda os fenômenos, as estruturas e as relações que caracterizam as organizações sociais e culturais. Ele analisa os movimentos e os conflitos populacionais, a construção de identidades e a formação das opiniões. Pesquisa costumes e hábitos e investiga as relações entre indivíduos, famílias, grupos e instituições. Desenvolve e utiliza um conjunto variado de técnicas e métodos de pesquisa para o estudo das coletividades humanas e interpreta os problemas da sociedade, da política e da cultura. Pode atuar nas áreas de ensino, pesquisa e planejamento, além de dar consultoria e assessoria a ONGs, empresas privadas e públicas, partidos políticos e associações profissionais, entre outras entidades.

MERCADO DE TRABALHO
A proliferação de fundações nos setores público e privado – assim como a diversificação da economia, a modernização da sociedade e a urbanização – cria oportunidades de emprego em todo o país. O formado costuma atuar em projetos de educação, saúde, transporte transporte, meio ambiente e, principalmente, em iniciativas de desenvolvimento sustentável. Para os sociólogos, a área de ensino é a que oferece mais oportunidades, especialmente por causa da obrigatoriedade da disciplina sociologia no ensino médio. Mas, para isso, é preciso fazer um ano de licenciatura. Em segundo lugar fica o setor de pesquisa social, realizada por agências como o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), e, em terceiro, a de pesquisa de opinião, que abriga institutos de pesquisas, como Ibope e Datafolha. O segmento de assessoria sindical também requisita o bacharel, que concorre com advogados para prestar assessoria política e pesquisar perfis profissionais. Cresce ainda a demanda pelo cientista social na área de planejamento e desenvolvimento urbano, na qual ele elabora diagnósticos socioeconômicos. Centros populares de lazer como o Sesc e o Sesi são os grandes empregadores para pesquisas sobre lazer, turismo e atividades com os usuários. Tem crescido o mercado para os antropólogos. Hoje eles também atuam nas cidades e não apenas nas áreas rurais, com comunidades indígenas, por exemplo. Nas capitais, trabalham como consultores sobre comunidades rurais e no estudo de grupos e tribos urbanas. Já o cientista político consegue colocação em centros de pesquisa e em assessorias governamentais e de relações internacionais. Para os interessados na área acadêmica, há oportunidades nas universidades, mas para lecionar no ensino superior é necessário fazer pós-graduação.
$ Salário médio inicial: R$ 1.200

O CURSO
O curso exige grande carga de leitura e acompanhamento constante das questões sociais, culturais e políticas. Sua matriz curricular é estruturada tendo como eixo principal três grandes áreas: sociologia, antropologia e ciência política. O grupo de disciplinas obrigatórias é composto por história, geografia, economia, psicologia, filosofia e metodologia científica. Há, ainda, aulas práticas, que incluem pesquisa de campo e coleta, análise e interpretação de dados empíricos. Algumas escolas oferecem programas de iniciação científica e exigem a elaboração de uma monografia no fim do curso. Existem também as que têm graduação específica numa das habilitações de Ciências Sociais, como sociologia, ciência política ou antropologia. Há uma tendência de o bacharelado e a licenciatura serem ofertados de forma conjunta.

Duração média: quatro anos.
Outros nomes: Antrop.; Antrop. e Cult. Indígenas (antrop. soc.); Antrop. e Cult. Indígenas (antrop. vis.); Ciên. Polít.; Sociol.; Sociol. e Polít.

O QUE VOCÊ PODE FAZER
Antropologia
Estudar a origem e a evolução do homem e das culturas. Investigar os diversos grupos sociais, culturais ou étnicos e as transformações ocorridas por causa do contato com outros grupos.

Ciência política
Analisar os sistemas, as instituições e os partidos políticos de um país e as relações entre as nações. Auxiliar na definição de políticas públicas e assessorar parlamentares e membros do Executivo.

Sociologia
Investigar as relações, as estruturas e a dinâmica das sociedades modernas, analisando os processos históricos de transformação das organizações sociais.

Pesquisa de opinião
Coletar e analisar dados sobre diferentes acontecimentos ou ocasiões para identificar o comportamento e a reação de grupos sociais em relação a eles.

_EDITO_PRINT
 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Edito is developed by The WolFactory (http://www.wolfpackclan.com/wolfactory), a Xoops division of the Wolf Pack Clan (http://www.wolfpackclan.com)
LOJA VIRTUAL - PAGSEGURO
Baixe o Aplicativo
Cursos Kids
Login no Site
Pesquisa no Site
Notícias e Concursos
Agosto 2019
S T Q Q S S D
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  
Enquete
Qual a sua área de interesse nos concursos?
Colégios do Ensino Fundamental 16 % 16%
Escolas Técnicas 11 % 11%
Marinha 21 % 21%
Exército 17 % 17%
Aeronáutica 18 % 18%
Vestibulares 2 % 2%
Concursos Públicos 12 % 12%
Visitantes Online
1 visitantes online (1 na seção: Guia das Profissões)

Usuários: 0
Visitantes: 1

mais...
Cape Cursos Preparatórios © 2006-2015 - Todos os direitos reservados - Rua Estância 25 - 2º Andar - Realengo - RJ - Cep: 21715-440
Início Cape Cursos Preparatórios Cursos Preparatórios Preços dos Cursos Preparatório - 5º Ano Apostilas Preparatórias Simulados Online Notícias Concursos Concursos Galeria de Fotos Localização Contato Plataforma Digital Área do Aluno Inscreva-se no Canal!