Plataforma EAD
Menu
Siga-nos
Indique o Site
Destaques no Site
Guia das Profissões

Guia das Profissões > Ciências Contábeis

Ciências Contábeis
Bacharelado

Quem acompanha o noticiário econômico já deve ter percebido que a quebra de um grande banco do outro lado do mundo pode ter efeitos negativos na Bolsa de Valores de São Paulo, a Bovespa. Isso acontece porque, no mundo globalizado de hoje, a economia dos países está interligada. É por isso que os investidores internacionais só arriscam fechar negócio depois de conhecerem muito bem como está a situação econômica do país e a saúde financeira das companhias envolvidas na transação. Nesse contexto, a tendência é que os relatórios e balanços anuais das empresas sigam normas e critérios internacionais compreensíveis por pessoas do mundo todo. Os países da União Européia já adotam as normas do IASB (sigla em inglês para Conselho Internacional de Padrões de Contabilidade). No Brasil, uma determinação do Banco Central, de 2006, estabelece que até 2010 todos os bancos devem apresentar as demonstrações financeiras de acordo com esses padrões. Dos bancos para as empresas dos demais setores, é só uma questão de tempo. E o especialista em contabilidade internacional tem de estar pronto para essas exigências. “O contador precisa saber interpretar e traduzir todas as mudanças que acontecem no ambiente corporativo, bem como nos países onde a empresa está instalada. Essa é uma condição essencial para que ele desempenhe bem suas funções”, diz o empresário e auditor Antoninho Marmo Trevisan, diretor da Trevisan Escola de Negócios, em São Paulo.

Contabilidade internacional é apenas um dos vários campos de atuação do contador. Esse profissional planeja, coordena e controla os registros financeiros de uma empresa ou pessoa física, permitindo que se tenha uma visão precisa do patrimônio. Cabe a ele, também, interpretar eventos econômicos para nortear as decisões dos dirigentes da companhia sobre o negócio. Outra atribuição é a responsabilidade por organizar o pagamento de tributos do cliente. A auditoria e as perícias contábeis são outras atividades exclusivas do contador. Para obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade, obrigatório para exercer a profissão, o bacharel deve fazer um exame que comprove o domínio sobre os conhecimentos da área.

MERCADO DE TRABALHO
Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, há quase 400 mil contabilistas ativos no Brasil e, conforme o registro mais recente do Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística (IBGE), de 2005, são 5,4 milhões de empresas no país. Se cuidar das contas de uma delas fosse a única opção para o profissional, haveria aproximadamente 14 companhias para cada contador. Mas existem outros caminhos possíveis. Um deles está no terceiro setor, na prestação de contas das organizações não-governamentais, que segue regimentos específicos, dominados ainda por poucos especialistas. “Podemos dizer que o desemprego para a área é praticamente zero, porque toda e qualquer empresa precisa ter controle financeiro”, afirma Carlos Roberto de Godoy, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto.

Nas capitais, as maiores oportunidades estão nas grandes e médias empresas, incluindo instituições financeiras e multinacionais, enquanto no interior há mais vagas em escritórios de contabilidade. Para o autônomo, existem boas perspectivas em todo o país. Atualmente, há forte demanda para auditoria, e apenas profissionais com registro no Conselho Regional de Contabilidade podem realizar esse trabalho. “Muitos graduados em Administração ou Economia acabam procurando o curso de Contabilidade para aproveitar o mercado aquecido para o auditor”, diz o professor Godoy. Como existem poucos profissionais com doutorado, há vagas para professores universitários.
$ Salário médio inicial: R$ 1.500

O CURSO
O primeiro dos quatro anos do curso é ocupado com as disciplinas básicas, como sociologia, português, economia e administração. Em seguida vêm as disciplinas técnicas e gerenciais, como teoria da contabilidade, planejamento e contabilidade financeira. Há também aulas de legislação comercial, direito e planejamento tributário. No terceiro ano começam as aulas de auditoria e perícia. É importante participar de seminários e assistir a palestras sobre questões da atualidade, oferecidos pelas melhores escolas, para se manter informado e atualizado. O estágio nem sempre é obrigatório. Algumas faculdades exigem uma monografia de conclusão do curso.

Outros nomes: Contabilidade; Contabilidade (ênf. em control.).

O QUE VOCÊ PODE FAZER
Auditoria
Fiscalizar as contas de uma empresa, conferindo os registros nos livros e os dados de balanços.

Contabilidade gerencial
Registrar e analisar as operações financeiras e patrimoniais de uma empresa, acompanhando todas as transações da organização.

Controle
Coordenar as operações fiscais e financeiras de empresas públicas e privadas.

_EDITO_PRINT
 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Edito is developed by The WolFactory (http://www.wolfpackclan.com/wolfactory), a Xoops division of the Wolf Pack Clan (http://www.wolfpackclan.com)
LOJA VIRTUAL - PAGSEGURO
Baixe o Aplicativo
Cursos Kids
Login no Site
Pesquisa no Site
Notícias e Concursos
Dezembro 2019
S T Q Q S S D
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Enquete
Qual a sua área de interesse nos concursos?
Colégios do Ensino Fundamental 16 % 16%
Escolas Técnicas 11 % 11%
Marinha 21 % 21%
Exército 17 % 17%
Aeronáutica 18 % 18%
Vestibulares 2 % 2%
Concursos Públicos 12 % 12%
Visitantes Online
1 visitantes online (1 na seção: Guia das Profissões)

Usuários: 0
Visitantes: 1

mais...
Cape Cursos Preparatórios © 2006-2015 - Todos os direitos reservados - Rua Estância 25 - 2º Andar - Realengo - RJ - Cep: 21715-440
Início Cape Cursos Preparatórios Cursos Preparatórios Preços dos Cursos Preparatório - 5º Ano Apostilas Preparatórias Simulados Online Notícias Concursos Concursos Galeria de Fotos Localização Contato Plataforma Digital Área do Aluno Inscreva-se no Canal!