Plataforma EAD
Menu
Siga-nos
Indique o Site
Destaques no Site
Guia das Profissões

Guia das Profissões > Produção de Bebidas

Produção de Bebidas
Tecnólogo

O tecnólogo formado em Produção de Bebidas está habilitado para trabalhar em todas as fases da elaboração dos produtos, do plantio à colheita da matéria-prima, da elaboração da bebida à sua comercialização. Dois cursos são oferecidos no Brasil, um em Viticultura e Enologia, que forma tecnólogos especializados na produção de uvas especiais e vinhos, e outro em Produção de Cachaça, que forma profissionais habilitados no cultivo e manejo da cana-de-açúcar e na produção dessa bebida. Os dois profissionais trabalham diretamente com o cultivo da matéria-prima, mas também podem se especializar apenas na produção das bebidas, garantindo sua excelência nos processos de fermentação e destilagem, ou então no gerenciamento de negócios e comercialização dos produtos.

MERCADO DE TRABALHO
Com as políticas federais de incentivo à exportação e um grande mercado consumidor interno, os negócios envolvendo a produção de bebidas no Brasil vêm aumentando e abrindo portas para os profissionais da área. Na última década, os setores de bares, restaurantes e hotéis apresentaram significativo crescimento e tornaram-se importantes geradores de empregos para o tecnólogo. As regiões de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, e Vale do São Francisco, no sertão nordestino, são as grandes produtoras de vinho do país e contratam especialistas para funções diversas, como gestão da produção e enologia. Pernambuco consolida-se, definitivamente, como um dos maiores produtores vitivinícolas nacionais. Minas Gerais, por sua vez, destaca-se na produção de cachaça, que conquistou o mercado externo, incrementando a contratação de profissionais na área. Empresas de importação e exportação e grandes distribuidores de bebidas também requisitam o tecnólogo para consultoria em compras.
$ Salário médio inicial: R$ 1.700

O CURSO
No Brasil, existem três modalidades de graduação tecnológica em Produção de Bebidas: Bebidas (que inclui vinho, cerveja, cachaça, água e café), Viticultura e Enologia e o de Produção de Cachaça. Nestes dois últimos, a proposta dos cursos é a de garantir uma cobertura de conhecimento que vai desde a escolha de espécies e cultivo da matéria-prima - uva e cana-de-açúcar - até o gerenciamento de negócios do setor. Os alunos também têm aulas sobre processos de fermentação, capacitação em química e física aplicadas à produção, controle microbiológico e sanitário, controle de qualidade, desenvolvimento de produtos novos, estocagem e transporte.
Duração média: três anos.
Outros nomes: Bebidas; Prod. de Cachaça; Viticultura e Enologia

_EDITO_PRINT
 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Edito is developed by The WolFactory (http://www.wolfpackclan.com/wolfactory), a Xoops division of the Wolf Pack Clan (http://www.wolfpackclan.com)
LOJA VIRTUAL - PAGSEGURO
Baixe o Aplicativo
Cursos Kids
Login no Site
Pesquisa no Site
Notícias e Concursos
Agosto 2019
S T Q Q S S D
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  
Enquete
Qual a sua área de interesse nos concursos?
Colégios do Ensino Fundamental 16 % 16%
Escolas Técnicas 11 % 11%
Marinha 21 % 21%
Exército 17 % 17%
Aeronáutica 18 % 18%
Vestibulares 2 % 2%
Concursos Públicos 12 % 12%
Visitantes Online
1 visitantes online (1 na seção: Guia das Profissões)

Usuários: 0
Visitantes: 1

mais...
Cape Cursos Preparatórios © 2006-2015 - Todos os direitos reservados - Rua Estância 25 - 2º Andar - Realengo - RJ - Cep: 21715-440
Início Cape Cursos Preparatórios Cursos Preparatórios Preços dos Cursos Preparatório - 5º Ano Apostilas Preparatórias Simulados Online Notícias Concursos Concursos Galeria de Fotos Localização Contato Plataforma Digital Área do Aluno Inscreva-se no Canal!