Plataforma EAD
Menu
Siga-nos
Indique o Site
Destaques no Site
Guia das Profissões

Guia das Profissões > Biotecnologia

Biotecnologia
Tecnólogo

O tecnólogo em biotecnologia é antes de tudo um pesquisador. Em laboratório, ele estuda o melhoramento genético, a criação e o gerenciamento de novos produtos, que podem ser medicamentos, ingredientes para alimentos industriais ou até mesmo uma planta. Analisa microrganismos, como bactérias e protozoários, e maneiras de usá-los na indústria em geral, gerando produtos que sejam benéficos para a sociedade. Também pode se dedicar à recuperação de solos, controle da poluição ambiental e maneiras sustentáveis de reaproveitar os resíduos da produção agrícola e industrial.

MERCADO DE TRABALHO
As pesquisas em biotecnologia estão sendo tratadas como assunto prioritário pelo governo federal. Além disso, o desenvolvimento do biodiesel vai demandar muitos profissionais dessa área para atuar no melhoramento das sementes usadas na produção desse combustível. Pesquisas envolvendo clonagem e células-tronco, principalmente no que se refere ao desenvolvimento de técnicas de reparo de órgãos e tecidos lesados, também estão em alta. Com isso, o mercado se mantém superaquecido para o tecnólogo. Ele encontra boas oportunidades em pólos de tecnologias, como os instalados no interior de São Paulo e em Minas Gerais, em indústrias agrícolas, alimentícias, químicas e farmacêuticas, empresas de engenharia genética e usinas de álcool. Companhias de melhoramento genético, como Alellyx e CanaVialis, localizadas em Campinas (SP), absorvem parte desses profissionais. Há boa demanda também na região Sul.
$ Salário médio inicial: R$ 1.500

O CURSO
Há apenas quatro escolas que oferecem esse curso no país. Além das matérias clássicas da área de biológicas, como biologia, biofísica, bioquímica, biologia animal, e de exatas (matemática e estatística), o aluno tem contato com técnicas modernas de clonagem, melhoramento genético, cultura de tecidos e análise de genomas. Estuda ainda biossegurança, engenharia bioquímica, bioinformática, controle de qualidade e agronegócios. É preciso apresentar um trabalho de conclusão de curso e cumprir carga horária em estágios.

Duração média: três anos.

Outros nomes: Bioprocessos e Biotecnol.; Gestão em Biotecnol.

_EDITO_PRINT
 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Edito is developed by The WolFactory (http://www.wolfpackclan.com/wolfactory), a Xoops division of the Wolf Pack Clan (http://www.wolfpackclan.com)
LOJA VIRTUAL - PAGSEGURO
Baixe o Aplicativo
Cursos Kids
Login no Site
Pesquisa no Site
Notícias e Concursos
Junho 2019
S T Q Q S S D
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Enquete
Qual a sua área de interesse nos concursos?
Colégios do Ensino Fundamental 16 % 16%
Escolas Técnicas 11 % 11%
Marinha 21 % 21%
Exército 17 % 17%
Aeronáutica 18 % 18%
Vestibulares 2 % 2%
Concursos Públicos 12 % 12%
Visitantes Online
1 visitantes online (1 na seção: Guia das Profissões)

Usuários: 0
Visitantes: 1

mais...
Cape Cursos Preparatórios © 2006-2015 - Todos os direitos reservados - Rua Estância 25 - 2º Andar - Realengo - RJ - Cep: 21715-440
Início Cape Cursos Preparatórios Cursos Preparatórios Preços dos Cursos Preparatório - 5º Ano Apostilas Preparatórias Simulados Online Notícias Concursos Concursos Galeria de Fotos Localização Contato Plataforma Digital Área do Aluno Inscreva-se no Canal!