Plataforma EAD
Menu
Siga-nos
Indique o Site
Destaques no Site
Guia das Profissões

Guia das Profissões > Alimentos

Alimentos
Tecnólogo

Esse profissional trabalha na indústria agropecuária, em frigoríficos, laticínios e laboratórios de controle de qualidade, gerenciando a produção de leite, carne, vegetais e derivados. Ele acompanha todo o processo industrial desses alimentos, desde a recepção até a distribuição para o consumo. Seleciona as matérias-primas e define o processo de beneficiamento, conservação, embalagem e armazenamento de produtos. Inspeciona a qualidade e controla os teores de gordura, de proteína e de açúcares, entre outros. Em laboratórios industriais, faz análises físico-químicas e microbiológicas para detectar, por exemplo, a presença de bactérias e fungos, de modo a garantir a qualidade e a segurança do produto que chegará ao consumidor. Também desenvolve produtos e tecnologias de saúde sanitária e cuida do controle de qualidade e conservação da produção. Pode atuar ainda nas áreas de marketing e de atendimento ao consumidor.

MERCADO DE TRABALHO
A diversificação na produção agropecuária brasileira aumenta as chances do tecnólogo especializado em processamento de carnes, frutas, cereais e laticínios. Esse profissional atua principalmente em frigoríficos e grandes indústrias alimentícias e de bebidas das regiões Sul, principalmente do sudoeste e do norte do Paraná, e Sudeste, como Perdigão e Sadia. Mas o mercado em geral está se aquecendo e também surgem oportunidades em cooperativas e propriedades rurais de médio porte. Nas indústrias, o tecnólogo é contratado para cuidar do controle da produção dos alimentos, enquanto nas cooperativas e propriedades rurais geralmente é encarregado da implantação de programas de qualidade e desenvolvimento de novos produtos. Surgem oportunidades ainda na área de gestão, na qual o profissional é requisitado para gerenciar sistemas de produção e logística de fábricas do setor alimentício.
$ Salário médio inicial: R$ 1.000

O CURSO
O ponto de partida, no primeiro ano, são aulas de química, biologia, microbiologia e administração. Em seguida, o aluno entra em contato com disciplinas mais específicas da carreira, como bromatologia (estudo integral dos alimentos), toxicologia e processamento de alimentos de origem vegetal. As matérias relativas à produção de alimentos de origem animal, à gestão ambiental, ao controle de qualidade e às técnicas de conservação são abordadas nos últimos semestres. O estágio supervisionado, com duração de 300 horas, é obrigatório, bem como a apresentação de trabalho de conclusão. Algumas escolas oferecem formação específica numa das habilitações, como carnes ou laticínios.

Duração média: três anos e meio.

Outros nomes: Ciên. e Tecnol. de Alim. (laticínios); Ind. de Prod. de Origem Animal; Laticínios; Proc. de Carnes; Tecnol. Agroind. (ênf. em alim.).

O QUE VOCÊ PODE FAZER
Laticínios
Definir, acompanhar e controlar o processo de pasteurização de leite e de fabricação de produtos lácteos, como queijos tradicionais e especiais, iogurtes e manteigas.

Carnes
Acompanhar todo o processo de industrialização de carnes bovinas, ovinas, suínas, de pescados e aves e seus derivados. Controlar a higiene dos frigoríficos.

Frutas e hortaliças
Controlar o grau de maturação, o beneficiamento, o armazenamento e a qualidade dos produtos.

Grãos, cereais e amido
Controlar o beneficiamento e o processamento de cereais e grãos, como trigo, soja, milho e cevada. Supervisionar a fabricação de amidos, óleos, gorduras e féculas.

_EDITO_PRINT
 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Edito is developed by The WolFactory (http://www.wolfpackclan.com/wolfactory), a Xoops division of the Wolf Pack Clan (http://www.wolfpackclan.com)
LOJA VIRTUAL - PAGSEGURO
Baixe o Aplicativo
Cursos Kids
Login no Site
Pesquisa no Site
Notícias e Concursos
Outubro 2019
S T Q Q S S D
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      
Enquete
Qual a sua área de interesse nos concursos?
Colégios do Ensino Fundamental 16 % 16%
Escolas Técnicas 11 % 11%
Marinha 21 % 21%
Exército 17 % 17%
Aeronáutica 18 % 18%
Vestibulares 2 % 2%
Concursos Públicos 12 % 12%
Visitantes Online
1 visitantes online (1 na seção: Guia das Profissões)

Usuários: 0
Visitantes: 1

mais...
Cape Cursos Preparatórios © 2006-2015 - Todos os direitos reservados - Rua Estância 25 - 2º Andar - Realengo - RJ - Cep: 21715-440
Início Cape Cursos Preparatórios Cursos Preparatórios Preços dos Cursos Preparatório - 5º Ano Apostilas Preparatórias Simulados Online Notícias Concursos Concursos Galeria de Fotos Localização Contato Plataforma Digital Área do Aluno Inscreva-se no Canal!