UFRJ: 9.379 vagas pelo Sisu, em 2016

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) divulgou o edital de adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). São, ao todo, 9.379 vagas: 5.377 para o primeiro semestre de 2016 e 4.002 para o segundo. A seleção será feita com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015.

Do total de vagas, há 8.568 que serão disputadas por quem fez o Enem. Há mais 751, em cursos da área de Música ou Artes, para as quais, além da prova nacional, também é preciso fazer o Teste de Habilidades Específicas (THE). Ficarão com as vagas os participantes aprovados no THE e que conseguirem as maiores pontuações no Enem, de acordo com o curso escolhido. As 60 vagas restantes são para os cursos de bacharelado e de licenciaturas em Letras/Libras, para os quais não é exigido que o candidato tenha feito o Enem.

Pela lei de cotas, 50% das vagas são destinadas a alunos da rede pública. Dentre as vagas reservadas, metade é para quem possui renda mensal, familiar, bruta e per capta de até R$1.182 e a outra metade para candidatos com nível de renda superior a este. Em cada grupo de renda, há uma cota, no Estado do Rio, de 50% das vagas para negros, pardos e descendentes de indígenas.

A universidade atribuiu notas mínimas e pesos para as diferentes campos de conhecimento cobrados no Enem. Para ter condições de disputar uma vaga, é necessário conseguir, no mínimo, 300 pontos na Redação e não zerar nenhuma das quatro áreas. Os pesos por área variam com os cursos.

Em Administração, por exemplo, Matemática e Ciências Humanas terão peso 4,0, enquanto que, para Linguagens e Ciências da Natureza, peso será 1,0. Os demais pesos por área e curso podem ser consultados no edital, na parte de anexos desta página.

Serviço
www.acessograduacao.ufrj.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *