Pedro II: 2.007 vagas no concurso de admissão

O Colégio Pedro II já divulgou as principais informações de seu concurso de admissão para ingresso nas suas turmas de 2016. O processo seletivo oferece, ao todo, 2.007 vagas em diversos tipos de turmas. Para o ensino médio, são 1.052 vagas, distribuídas pelas modalidades regular, integrada e para a Educação Profissional Integrada com o Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Para se inscrever, será preciso acessar o site da escola ou do Instituto Acesso Público, responsável pelo processo seletivo.

As inscrições já estão abertas e o prazo segue até 19 de outubro. O responsável pelo candidato deve imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa. O valor é de R$60, exceto no caso da seleção dos candidatos à 1ª série da modalidade Proeja, tem novidades este ano: eles estão isentos do pagamento da taxa e não precisam fazer prova. A única exigência é ter pelo menos 18 anos completos na data da matrícula. Para concorrer às 288 vagas disponíveis em Administração e Informática, na modalidade Proeja, basta aos interessados se inscreverem através do procedimento de entrevista online. Os cursos serão ministrados exclusivamente no turno da noite. A divulgação do resultado ocorrerá no dia 1º de dezembro.

Na modalidade Proeja, no Curso Administração, as vagas estão distribuídas pelas seguintes unidades: Centro (36), Duque de Caxias (36), Engenho Novo II (36), Realengo II (72) e Tijuca II (36). Para o curso de Manutenção e Suporte de Informática, são 72 vagas para a unidade Realengo II.

Já os concorrentes ao ensino médio regular e integrado devem ter nascido a partir de 1º de março de 1999, ter concluído o 9º ano ou previsão de término em 2015. As 580 vagas distribuem-se nas unidades de Duque de Caxias (110), Centro (30), Niterói (160), Realengo II (120), São Cristóvão III (100) e Humaitá (60, só no turno da noite).

No caso do ensino médio regular, vale a reserva de vagas estabelecida por lei, para instituições federais de ensino. Por isso, do total de vagas em cada curso, 50% destinam-se aos candidatos que tenham cursado integralmente todos os anos do ensino fundamental na rede pública. Das vagas reservadas, metade é para candidatos de famílias com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário e metade com patamar de ganhos mensal superior a este. Em cada grupo de renda, há uma outra cota, para os autodeclarados negros, pardos e indígenas.

Por fim, o ensino médio integrado oferece formação profissional em duas áreas. Para técnico em Informática, são 152 vagas, distribuídas pelas seguintes unidades: Duque de Caxias (40), Engenho Novo II (40), São Cristóvão III (32) e Tijuca II (40). O Campus de São Cristóvão ainda oferta vagas nos cursos de técnico em Instrumento Musical (16) e de técnico em Meio Ambiente (16).

A prova objetiva está marcada para dia 29 de novembro. Os participantes terão de resolver provas de Língua Portuguesa e Matemática. Quem desejar ingressar no curso Musical responderá, ainda, a questões de percepção e teoria musical.

Serviço de notícias
www.capecurso.com.br/index

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *