Inscrições para 1.160 vagas no IFRJ

Quem possui o ensino fundamental completo ou cursa o 9º ano desse nível de ensino em 2015, pode participar do processo seletivo para cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). As inscrições estão abertas e seguem até o dia 18 de outubro. Ao todo, são ofertadas 1.160 vagas em 19 cursos, distribuídos em oito campis da instituição.

A maior oferta de vagas encontra-se no campus da capital: 300 para técnico em Química, Meio Ambiente, Farmácia, Alimentos e Biotecnologia. A unidade de Nilo Peçanha aparece depois com 200 oportunidades nas áreas de Informática, Agropecuária e Agroindústria. Nilópolis e Paracambi ofertam 180 vagas em Eletrotécnica, Mecânica e Controle Ambiental.

Do total destas vagas, 50% destinam-se à ampla concorrência e 50% aos estudantes que tenham cursado, com êxito, todas as séries do ensino fundamental na rede pública. Destas, metade vão para aqueles com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e metade para os que se enquadram em patamar de ganho mensal superior a este. Em cada grupo de renda, parte das vagas vão para negros, pardos e indígenas, de acordo com a distribuição desses grupos étnicos na população do estado do Rio.

Os interessados devem acessar a página do IFRJ e preencher o formulário de pedido de inscrição. Ao final, geram o boleto bancário, cujo valor é de R$60. O pagamento pode ser feito até o dia 19 de outubro. Os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e membros de família de baixa renda, têm direito ao benefício da isenção da taxa. Para solicitá-la é preciso, até 23 de setembro, enviar os documentos comprobatórios exigidos ao prédio da BIO-RIO Concursos.

O processo seletivo constitui-se de prova objetiva, compostas por 25 questões: 10 de Língua Portuguesa e 15 de Matemática. Uma Redação também será aplicada. A data prevista de realização é 1º de novembro, das 9h às 13h, no local indicado no cartão de convocação. A relação nominal com as notas obtidas pelos candidatos será divulgada no dia 16 de novembro. O resultado final sai em dezembro.

Serviço
www.ifrj.edu.br

Um comentário em “Inscrições para 1.160 vagas no IFRJ

  • 7 de junho de 2018 em 14:20
    Permalink

    Essas informações devem ser obtidas juntamente à instituição que vai prestar o concurso.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *