Inscrições abertas para o concurso de sargento da aeronáutica

Foi divulgado na última segunda-feira, dia 20, o edital do concurso de admissão à turma dois, de 2016, ao curso de formação de sargentos da Aeronáutica (CFS-B). São oferecidas 298 vagas, que podem ser disputadas por candidatos que tenham o ensino médio completo. Os classificados no processo seletivo, após o curso de formação, ingressam nos quadros da Aeronáutica, com remuneração bruta inicial de R$3.267 mensais.

As inscrições começam no próximo dia 30, somente pela internet. O prazo vai até 24 de agosto. Ao se inscrever, será preciso escolher uma das 15 áreas de atuação. Homens e mulheres podem concorrer às seguintes: Comunicações, Foto-inteligência, Eletricidade e Instrumentos, Equipamento de Voo, Meteorologia, Suprimento, Informações Aeronáuticas, Estrutura e Pintura, Eletromecânica, Metalurgia, Bombeiro e Controle de Tráfego Aéreo, esta última, a que possui maior quantitativo, com 128 vagas. Só homens podem concorrer às áreas de Guarda e Segurança, Mecânica de Aeronaves, Material Bélico.

Os interessados em participar precisam ser brasileiros natos ou naturalizados, devem estar em dia com as obrigações civis e militares e necessitam, ainda, se enquadrar no limite de idade: não ter menos de 17 e nem completar 25 anos até 31 de dezembro de 2016.

Após o preenchimento da ficha de inscrição no site da Aeronáutica, será preciso imprimir o boleto para pagamento de uma taxa no valor de R$60. É possível, no entanto, pedir isenção desse valor. As solicitações devem ser feitas ao longo do prazo de inscrição. É preciso acessar o site do concurso e preencher o requerimento específico de isenção. Podem ser beneficiados candidatos oriundos de família de baixa renda, nos termos da legislação vigente, e cuja família esteja inscrita no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal, o CAdUnico. Quem não obtiver o benefício precisará pagar a taxa até 32 de agosto, para ter a participação no concurso confirmada.

A primeira etapa é uma prova objetiva, marcada para 8 de novembro. Nela, os inscritos resolverão questões de Português, Inglês, Matemática e Física. No caso dos candidatos a controlador de tráfego aéreo, a prova de Inglês é de nível intermediário, enquanto, para os demais, será de nível básico. Os classificados exame médico, teste físico, avaliação psicológica e análise de documentos.

Os classificados farão um curso de formação na cidade de Guaratinguetá, em São Paulo. A duração é de aproximadamente dois anos e, ao longo desse período, os alunos terão instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico Especializado. Ao final, ingressam no posto de 3º sargento, já na carreira militar.

Serviço
www.fab.mil.br
www.eear.aer.mil.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *