IFRJ abre 370 vagas para cursos técnicos em várias cidades

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) divulgou edital do processo seletivo destinado aos estudantes que já concluíram, ou ainda cursam o ensino médio, porém desejam apenas fazer um curso técnico na instituição. As inscrições começam na próxima segunda, 6 de julho, e terminam no dia 10 de agosto.São ofertadas, no total, 370 vagas, distribuídas nas seguintes áreas e campis: Química (30), no Maracanã; Meio Ambiente (36), em Arraial do Cabo; Administração (30), no campus Nilo Peçanha; Informática para Internet (36), em Paulo de Frontin; e Metrologia (36) e Eletrotécnica (36), em Volta Redonda. Há oportunidades também nos campi de Duque de Caxias, que oferece formações em Petróleo e Gás (32), Plásticos (32) e Segurança do Trabalho (30). Este último curso também é ofertado em São Gonçalo, somando 72 vagas.

Das vagas oferecidas, metade é para alunos que cursaram o ensino fundamental na rede pública de ensino, tanto nas formações regulares, quanto na Educação para Jovens e Adultos. Neste percentual, metade é para candidatos que possuam renda familiar bruta mensal igual ou inferior a R$1.275 (um salário mínimo e meio) e as demais 50% para os que possuem renda familiar superior. Dentro de cada grupo de renda, 50% destina-se aos autodeclarados pretos, pardos e indígenas. O edital, com a distribuição das vagas em cada grupo de cota, pode ser consultado logo abaixo, na parte de anexos.

Será preciso, no momento da inscrição, imprimir o requerimento e entregá-lo em qualquer um dos campi participantes. Será preciso também pagar uma taxa, no valor de R$30. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e membros de família de baixa renda podem conseguir isenção do valor da taxa de inscrição.

A seleção consiste de uma prova objetiva prevista para 23 de agosto. Os estudantes responderão a 10 questões de Português, 15 de Matemática, e farão uma Redação. O resultado e a classificação final do processo saem no dia 14 de setembro, após às 18h, na página do IFRJ.Serviço
www.ifrj.edu.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *