Estadual 2016: inscrições até dia 4 no segundo exame

Ainda é possível se inscrever para o segundo exame de qualificação do Vestibular Estadual 2016. O prazo termina no dia 4 de agosto. Para os candidatos que ficaram com conceito B, C ou D essa é uma oportunidade de melhorar seu desempenho e, para quem foi reprovado no primeiro exame essa, é a chance de continuar na disputa por uma vaga.

Os estudantes que obtiveram conceito A na primeira prova também podem fazer a segunda, mas não levarão mais que os 20 pontos de bônus já conquistados para a etapa discursiva. Somente passarão para a segunda etapa os candidatos que acertarem, pelo menos, 40% das questões de uma das provas da primeira etapa. Os candidatos aprovados no exame de qualificação poderão somar bônus de 5 (conceito D), 10 (conceito C), 15 (conceito B) ou 20 pontos (conceito A), com o resultado da etapa discursiva.

Os candidatos podem se inscrever pelo site do vestibular Estadual, que seleciona calouros para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), para o Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) e para a Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II. Quem não tiver acesso à internet pode realizar os procedimentos necessários no Laboratório de Informática do campus Maracanã da Uerj, nos dias úteis, das 10h às 17h.

Nesta fase, não é possível escolher a instituição ou curso, e nem a optar pelo sistema de cotas. O valor da taxa de inscrição é de R$60 e poderá ser pago até o dia 5 de agosto. O resultado dos pedidos de isenção foi divulgado no último dia 3 e é possível conferir a listagem no site do vestibular Estadual.

As provas do segundo exame de qualificação serão aplicadas no dia 13 de setembro. Na ocasião, os participantes resolverão questões de múltipla escolha sobre Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. O gabarito oficial está previsto para o mesmo dia, após término das provas, e os resultados dos exames com a relação completa dos aprovados vai ser liberada em 21 de setembro no site do vestibular.

Neste ano, foram registradas 92.842 inscrições para o primeiro exame de qualificação, que foi aplicado no dia 14 de junho. A aprovação no exame de qualificação não implica a inscrição automática para a segunda fase, quando será obrigatório efetuar nova inscrição. No entanto, esse edital ainda não foi divulgado.

Serviço
www.vestibular.uerj.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *