ESA: jovens com o ensino médio completo podem participar

A Escola de Sargento das Armas (EsSA) é a instituição do Exército que oferta mais oportunidades em seus concursos. As inscrições estão abertas para homens e mulheres até o dia 4 de julho. Ao todo são oferecidas 1.205 vaga distribuídas entre as áreas de Combatente, Logística-Técnica e Aviação (1.070), Música (70) e Saúde (65).
Clique aqui e assista videoaulas preparatórias para o concurso da ESA.Um dos atrativos do concurso é a remuneração bruta inicial. Após o curso de formação, os classificados recebem R$3.892,68 mensais. Mulheres podem disputar 70 vagas exclusivas na área de Combatente, Logística-Técnica e Aviação. As outras 1 mil dessa especialidade são destinadas somente a candidatos do sexo masculino. Nas áreas de Música e Saúde podem concorrer homens e mulheres sem divisão de vagas.

Dentre algumas exigências do concurso estão ser brasileiro nato ou naturalizado e ter o ensino médio completo ou ter condição de concluí-lo até a data da matrícula. Os candidatos a área de Saúde também precisam ter o diploma do curso técnico em Enfermagem e o registro no Conselho Regional de Enfermagem. Para as outras áreas não é preciso formação específica, no entanto, na área de Música, os candidatos terão que passar por exame prático de habilitação musical.

Outro critério importante que é preciso estar atento é o de idade para ocupar a vaga. Para Combatente, Logística-Técnica e Aviação, é preciso ter, no mínimo 17 e, no máximo, 24 anos de idade. Já para Música e Saúde é necessário ter mínimo de 17 e máximo de 26 anos. Todas as exigências de idade são referenciadas até o dia 31 de dezembro de 2017.

As inscrições são feitas por meio da internet, na página da EsSA, até o dia 4 de julho. Após preencher o formulário, o candidato deve imprimir e pagar o boleto bancário no valor de R$70.

O Exame Intelectual está marcado para o dia 9 de outubro. Neste dia, serão cobrados dos candidatos conhecimentos de Matemática, Português, História, Geografia do Brasil e Redação. No caso da área de  Música também haverá uma prova sobre Teoria Musical, e para Saúde, também serão cobradas questões de Conhecimentos Específicos de Enfermagem.

Além do Exame Intelectual, o processo seletivo é composto por etapas de valoração de títulos, inspeção de saúde e exame de aptidão física. Todas em caráter eliminatório. O resultado final do concurso está previsto para o dia 24 de abril de 2017.

Serviço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *