Candidatos com ensino médio podem se inscrever para o ITA

O Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) está com inscrições abertas para o vestibular 2016. O processo seletivo busca formar engenheiros destinados ao Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa e da Reserva. Ao todo são 140 vagas: 110 aos não optantes pela convocação ao serviço ativo e 30 aos que escolherem seguir carreira militar.

Durante a formação, a Aeronaútica concede aos alunos bolsa de estudo, com benefícios de alimentação, moradia e assistência média odontológica. Após, segundo Luiz Carlos Rossato, responsável pela coordenadoria da seção de concursos do ITA, a remuneração é de aproximadamente R$5 mil. Podem participar tanto homens quanto mulheres com, no máximo, 23 anos de idade no dia 31 de dezembro, e que estejam aptos a prestarem o serviço militar no 1º ano do curso fundamental. Além disso, é preciso estar terminando ou estar em condições de concluir o ensino médio ainda em 2015.

Ao acessar o site do ITA, os interessados devem preencher o Requerimento de Inscrição. Após o procedimento, imprimem o boleto bancário. O valor da taxa é de R$130. A lista com o nome dos beneficiados pela isenção já está disponível na página da Aeronáutica.

O concurso é composto por duas fases: o Exame Intelectual e o Exame Médico. O  primeiro, previsto para ocorrer entre os dias 15 e 18 de dezembro, é composto de questões objetivas, dissertativas e de uma Redação. As áreas compreendidas são Matemática, Português, Inglês, Física e Química. Os candidatos que obtiverem média final igual ou superior a 50 e que não zerarem a Redação estarão aprovados no Exame. A classificação final será feita em ordem decrescente. A divulgação do resultado está prevista para 30 de dezembro.

O curso de graduação em Engenharia tem a duração de cinco anos. Os dois primeiros anos constituem o curso fundamental, comum a todos. Já os três últimos correspondem aos cursos profissionais, específicos para cada especialidade. O Instituto Tecnológico localiza-se em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

Serviço
www.vestibular.ita.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *