Escola de Aprendiz de Marinheiro – (Pernambuco – EAMPE)

A INSTITUIÇÃO

História sesquicentenária da ESCOLA DE APRENDIZES-MARINHEIROS DE PERNAMBUCO teve início em 27 de Agosto de 1840 com a criação da 1º COMPANHIA DE APRENDIZES-MARINHEIROS, por meio da Lei nº 148, na administração do Exmo. Sr. ANTONIO FRANCISCO DE PAULA HOLLANDA CAVALCANTE DE ALBUQUERQUE, o então “Visconde de Albuquerque”.
Dezessete anos após a criação da 1º Companhia de Aprendizes-Marinheiros, o Imperador D. Pedro II, por meio do Decreto nº 2003 de 24 de outubro de 1857, determina a criação da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco, elevando assim o status desta renomada instituição ao nível de Escola.
Durante seus primeiros anos a EAMPE teve como sede o navio Brigue “Cearense”, onde sofreu sua primeira inspeção de instalações realizada pelo próprio Imperador D. Pedro II. Alguns anos após a EAMPE sofreu várias transferências de sede, tendo sido instalada em um dos telheiros do velho Arsenal de Marinha do Recife, no Vapor Misto “Recife” e no prédio onde hoje funciona a Capitania dos Portos de Pernambuco.
Em face da grandeza de sua missão e de sua importante contribuição para o Poder Naval em 1948 a EAMPE foi transferida para a sua sede atual localizada na cidade de Olinda.

Ao longo da história desta secular instituição, está registrado a participação de seus guerreiros na Guerra do Paraguai, na 1º Guerra Mundial nos navios da Divisão Naval em Operações de Guerra (DNOG) e na 2º Guerra Mundial nos navios escolta de comboio.
O legado deixado pelos heróis aqui forjado e as exigências do mundo moderno tem impulsionado a EAMPE na busca do aprimoramento na formação técnica e militar dos futuros guerreiros do mar.

SOBRE O CURSO

Curso de Formação de Marinheiros (C-FORM-MN) se destina à preparação de Marinheiros para o Corpo de Praças da Armada (CPA), tendo a duração de 46 semanas, conduzido sob o regime de internato. Durante o mesmo, além das aulas previstas no currículo, são realizadas palestras e projeções de vídeo sobre o Poder Naval e diversas atividades necessárias à adaptação do aluno à vida militar. É também constituído de Viagens de Instrução em navios da Marinha do Brasil (MB), visitas a Organizações Militares (OM) e períodos de licenciamento.

Mais informações no site oficial da Escola de Aprendizes-Marinheiros Pernambuco

Localização:

Av. Olinda Dom Hélder Camara,s/n – Salgadinho – Olinda – Pernambuco – CEP 53.110-901

Nenhum comentário ainda.

Você precisa se registrar para deixar um comentário.

Nenhum trackback ainda.