Notas do Enem são usadas no Sisu

Notas do Enem no Sisu

Já está disponível, na internet, a consulta pública às vagas da primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Serão ofertadas 205.514 vagas, em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior. Do total de 63 universidades federais, 59 participam do Sisu neste primeiro semestre. Além disso, todos os 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e os dois centros federais de educação tecnológica (Cefet) oferecem vagas pelo sistema.

As inscrições começam na próxima segunda-feira, dia 19, com o prazo até quinta-feira, dia 22. A consulta prévia às vagas ofertadas é permitida para que os candidatos possam verificar seus cursos e instituições de ensino preferidas e, assim, gastar menos tempo com a inscrição. Isto contribui, por exemplo, para desafogar o sistema, que receberá milhões de acessos, já que podem participar todos os que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014.
O número de oportunidades aumentou em 20% em relação à primeira edição de 2014. O total de cursos também cresceu: é 19% maior. O mesmo aconteceu com a quantidade de instituições participantes, que subiu 11%. Um dos cursos mais concorridos pelos estudantes teve um aumento significativo, são 3.758 vagas para medicina na edição de 2015, 28% a mais do que no ano anterior.

Além de ter feito o Enem 2014, outra exigência básica, para concorrer às vagas, é que o estudante não tenha tirado nota zero na redação. Cada estudante pode fazer até duas opções de curso, especificando, em ordem de preferência, suas escolhas de vaga em instituição de ensino, local de oferta, curso e turno. Também deverão optar pelas vagas das ações afirmativas da Lei de Cotas ou da instituição desejada ou pela ampla concorrência. Durante o período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte serão divulgadas diariamente para consulta.

Os resultados estarão disponíveis no dia 26 de janeiro, em uma única chamada. Em caso de notas iguais, o resultado da redação servirá como primeiro critério de desempate. Se a igualdade persistir, as serão consideradas as notas na prova de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, nesta ordem. Quem não conseguir a classificação, ainda poderá manifestar interesse em participar da lista de esperta, o que precisará ser feito entre os dias 26 de janeiro e 6 de fevereiro. No entanto, só poderão continuar na disputa pela primeira opção de curso.

Serviço
http://sisu.mec.gov.br/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...