CAP MARINHA

Curso de Formação de Praças

FAÇA O CURSO PREPARATÓRIO NO CAPE PREPARATÓRIOS! SAIBA MAIS…

O concurso para ingresso no curso de formação do Corpo Auxiliar de Praças da Marinha seleciona, pela primeira vez, com base nas regras do sistema que destina 20% das vagas ofertadas para candidatos negros ou pardos. No total, 149 vagas são destinadas ao sistema, de acordo com a Lei 12.990 de 2014.
Os interessados em participar do concurso, pelas cotas ou não, têm até o dia 8 de outubro. Podem participar candidatos de ambos os sexos, que tenham concluído ou possam terminar, este ano, o ensino médio técnico nas áreas disponíveis. São, ao todo, 738 vagas. Um dos atrativos é a remuneração bruta inicial, após o curso de formação, que é de R$2.238 mensais.
Podem concorrer às vagas da cota, aqueles que se autodeclararem negros ou pardos no ato da inscrição no concurso público, conforme o quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os candidatos negros concorrerão concomitantemente às vagas reservadas e às destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação no concurso. Isso significa que o cotista também disputa as vagas de ampla concorrência, sendo classificado ou não de acordo com a nota obtida.
Para participar do concurso, é necessário que o candidato atenda as exigências previstas no edital. Entre elas,  ter 18 anos completos e menos de 25 anos no primeiro dia do mês de janeiro de 2015, ser
brasileiro nato ou naturalizado e estar em dia com as obrigações do serviço militar e da justiça eleitoral.
A inscrição deve ser feita pela internet ou nos postos das organizações responsáveis pela divulgação (Ordi). Em seguida efetuar o pagamento do boleto no valor de R$12 da taxa de inscrição até o dia 14 de outubro.
Para solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição, o candidato precisa estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que seja integrante de família de baixa renda, nos termos do decreto 6.135, de 26 de junho de 2007. O passo seguinte é preencher e entregar em uma das organizadoras o requerimento de solicitação de isenção, disponibilizado no portal da Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM). O prazo final para entrega do pedido é até o dia 8 de outubro.
Informações sobre a data, endereço e horário da prova serão divulgadas a partir do dia 28 de outubro na página da DensM. O exame será composto por 50 questões objetivas sobre conhecimentos profissionais e uma redação. A divulgação das notas dos candidatos aprovados nas provas escritas, está prevista para o dia 11 de março de 2015.
Além da prova, os candidatos passarão por eventos complementares eliminatórios, que incluem verificação de dados biográficos (VDB), verificação de documentos, inspeção de saúde e teste de aptidão física. Após a aprovação nessas duas etapas, o participante ingressa no Curso de Formação como Praça Especial. Após o término e aprovação, será nomeado Cabo do Corpo Auxiliar de Praças. O curso tem duração prevista de 17 semanas e será realizado no Centro de Instrução Almirante Alexandrino, no bairro da Penha, no Rio de Janeiro.
Serviço
www.ensino.mar.mil.br
Endereço para inscrição no Rio de Janeiro: Rua Visconde de Itaboraí, nº
69,Centro.Tel.: (21) 2104-6006
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...