UERJ

Vestibular Estadual

Inscrições apenas pela internet

As inscrições para o segundo exame de qualificação do Vestibular Estadual 2015 começam nesta quinta, dia 3 de julho, e se estendem até o dia 23 de julho. Para participar do Vestibular Estadual, que reúne a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) e a Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (ABM D. Pedro II/Cbmerj), é preciso participar de, pelo menos, uma edição do exame de qualificação.

Por enquanto, os interessados podem fazer a inscrição apenas pela internet, na página do Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea/Uerj). Entre os dias 14 e 23 de julho, também haverá atendimento no Laboratório de Informática do campus Maracanã da Uerj, nos dias úteis, das 10h às 17 horas.  A taxa de inscrição foi fixada em R$49 e poderá ser paga até o dia 25 de julho. O resultado dos pedidos de isenção foi divulgado no último dia 2. E essa listagem já está disponível na FOLHA DIRIGIDA ONLINE.

Para efetuar a inscrição é necessário que o candidato possua o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF). Além disso, é responsabilidade do estudante verificar a situação de sua inscrição, após 48 horas do pagamento da taxa, no sistema do Vestibular Estadual. Não haverá escolha de instituição ou curso, nem opção pelo sistema de cotas, durante a inscrição no exame de qualificação.

Portadores de necessidades especiais que precisem de condições específicas para realizar a prova e lactantes que tiverem necessidade de amamentar seu filho durante a realização do exame deverão comparecer ao Dsea e solicitar o atendimento diferenciado. Já candidatos travestis e transexuais poderão utilizar seu nome social mediante requerimento junto ao Dsea. Todos esses procedimentos devem ser realizados entre os dias 14 e 28 de julho.

As provas do segundo exame de qualificação serão aplicadas no dia 14 de setembro. Na ocasião, os participantes resolverão questões objetivas, de múltipla escolha, sobre os conteúdos de disciplinas agrupadas da seguinte forma: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. O gabarito oficial dessa segunda avaliação sairá ainda no dia 14 de setembro. E os resultados do exame serão liberados no dia 22 de setembro.

Exame de qualificação – O Vestibular Estadual 2015 é composto por duas edições do Exame de Qualificação (primeira fase) e mais o exame discursivo (segunda etapa). Os candidatos devem participar de, pelo menos, uma edição do exame de qualificação. Caso participem das duas edições do exame, prevalece o melhor resultado.

Somente passarão à segunda etapa os candidatos que acertarem, pelo menos, 40% das questões de uma das edições do exame de qualificação. Dependendo do número de acertos, os participantes receberão bônus de 5 (conceito D), 10 (conceito C), 15 (conceito B) ou 20 pontos (conceito A), que serão somados ao resultado da última fase do processo seletivo (notas da etapa discursiva).

Neste ano, foram registradas 87.877 inscrições para o primeiro exame de qualificação, que foi aplicado no dia 8 de junho. A aprovação no exame de qualificação não implica a inscrição automática para o exame discursivo. Será obrigatório efetuar nova inscrição para a segunda fase. No entanto, esse edital ainda não foi divulgado.

Serviço
www.vestibular.uerj.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...