Aprendiz de Marinheiro

Concurso de Aprendiz de Marinheiro

Os inscritos no concurso de admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM) devem ficar atentos a data e aos locais do exame de escolaridade, que corresponde a primeira etapa do processo seletivo. Essas informações ainda não foram definidas, mas, em breve, estarão disponíveis na página eletrônica da Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM).

Independente de quando sair a data da prova, especialistas salientam que candidatos já devem se preparar.

A etapa inicial do concurso é uma prova objetiva com 50 questões, nas disciplinas de Português, Matemática e Ciências. O exame valerá 100 pontos. Serão eliminados os candidatos que obtiverem nota menor que 50 pontos; ou número de acertos inferior a 40% das questões em qualquer uma das disciplinas. Serão quatro horas para responder todas as questões. Os participantes devem consultar, na página da DEnsM os horários de abertura e fechamento dos portões de acesso. Não será permitido, durante a realização das provas o uso de aparelhos sonoros, fotográficos, calculadoras, celulares ou quaisquer outros aparelhos eletrônicos.

Os classificados na primeira fase serão convocados para os eventos complementares: verificação de dados biográficos; teste psicológico; inspeção de saúde e teste de aptidão física. Esse último envolverá natação e corrida. Os candidatos deverão nadar 25 metros em 50 segundos e correr um percurso de 2.400 metros em 16 minutos. Em todas as etapas do concurso é obrigatória apresentação do comprovante de inscrição e de um documento de identificação original, com fotografia e dentro da validade.

A partir de 17 de outubro será divulgado o resultado do concurso público, no site da DEnsM. O período de adaptação, da verificação de documentos e avaliação psicológica será entre 12 e 25 de janeiro de 2015. O início do curso será em 26 de janeiro de 2015. A formação será realizada em 48 semanas, em regime de internato.

Durante o período de formação, os jovens recebem alimentação, alojamento, ajuda para aquisição de uniformes, assistência médico-odontológica e uma bolsa no valor de R$770. Ao final do período, os aprovados serão promovidos a marinheiros e receberão a remuneração da ordem de R$1.400, além de uma série de benefícios.

Serviço
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...