Prestar atenção nas orientações do concurso

Fuzileiro Naval

Concurso para soldado fuzileiro naval.

Os candidatos ao Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-fsd-fn) devem ficar atentos as etapas que se seguem do processo seletivo. Além do exame de escolaridade, algumas outras etapas exigem do candidato esforço e dedicação, para que o sonhado cargo na carreira militar seja alcançado com sucesso.

Capitão-Tenente do Quadro Técnico, Juliana Lares da Cunha Nobrega, é encarregada da Divisão de Recrutamento do Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais, e explica maiores informações sobre o conteúdo que é cobrado na etapa de provas objetivas do concurso. “Bem, o exame de escolaridade abrange, normalmente, assuntos até o 9º ano do ensino fundamental. Ele consiste de 50 questões de múltipla escolha, sendo 25 questões de Língua Portuguesa e 25 de Matemática. Então, o intuito da prova é saber do candidato conhecimentos até este nível de escolaridade.”

No ato da inscrição o participante deve ainda escolher onde fará sua primeira comissão após formatura no curso. A localidade onde o candidato fará o curso depende de sua classificação e da região em que ele tenha moradia. Capitão-Tenente Juliana lembra que apenas neste momento o candidato terá a chance de escolha de unidade. “No momento da inscrição, ele vai optar por três pontos diferentes, como: em que cidade irá realizar o exame de escolaridade; em qual cidade ele realizará as demais etapas do concurso, porque algumas cidades só oferecem o exame de escolaridade, mas não oferecem o exame físico, por exemplo; e o local que ele deseja realizar o curso de formação, sendo este inalterável após a inscrição efetuada. Então, tem que se ter muita atenção na hora de escolher e analisar bem as opções.”

Segundo a Capitão-Tenente, muitos candidatos custumam cometer erros comuns que, com um pouco de atenção, podem não vir a acontecer. “Muito importante é ler o edital com atenção e ter ciência das datas do calendário, porque perder uma etapa é ser eliminado do concurso. Atenção ao edital, porque as etapas – oque será feito, oque será cobrado – estão bem especificadas, e se o candidato não se informar, ele não vai conseguir cumprir com excelência cada uma.”

Para Juliana, outro erro comum que os candidatos cometem é esperar que a organização do concurso entre em contato para avisá-lo das etapas subsequentes, porém o candidato não deve pensar desta forma. “O candidato espera que nós entremos em contato com ele para chamá-lo para fazer uma etapa, mas isso é uma responsabilidade dele. No site pode ter sempre uma informação quanto ao andamento do concurso, mas nós não ligamos para casa de cada um, até porque são muitos candidatos. Cabe ao candidato tomar a iniciativa e procurar sempre informação.”

Para as demais etapas, como exame físico e médico, Capitão-Tenente dá algumas dicas para o candidato que pensa em ingressar nos Fuzileiros Navais e ter bons resultados. “Exame médico vai analisar um histórico, então não tem muito oque se preparar. Para o exame físico, que consiste em: natação, corrida, barra e abdominal; o candidato deve fazer um treinamento antecipado, para atingir os indíces necessários para passar. Deve-se também, manter o condicionamento, porque um Fuzileiro Naval será cobrado pelo resto da vida por um bom condicionamento físico. Então, é necessário gostar de atividades físicas, se preparar e manter o condicionamento.”

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...