PMERJ

Concurso de soldado da PMERJ

A Polícia Militar do Rio abriu suas portas para o ingresso de seis mil jovens. Mas, para iniciar a carreira de soldado da corporação, é preciso disputar uma vaga no concurso público que tem inscrições abertas até o dia 16 de janeiro.

Saiba mais sobre o concurso público

Exigências

Para concorrer, é preciso ter nível médio completo, carteira de habilitação e idade de 18 (no curso de formação) a 30 anos (no ato de inscrição). Para candidatos do sexo masculino, a altura mínima exigida é de 1,65m. Para as mulheres, de 1,60m.

Reserva de vagas

Do total de vagas, 20% serão destinadas aos candidatos que se declararem negros ou índios no ato da inscrição.

Inscrição

O cadastramento dos interessados deve ser feito pelo site Exatus Consultoria (www.exatuspr.com.br). A taxa é de R$ 100. Quem não tiver acesso à internet pode comparecer ao Centro de Recrutamento e Seleção de Praças (CRSP), na Avenida Marechal Fontenelle 2.906, em Sulacap, nos dias úteis, das 9h às 17h.

Processo seletivo

A seleção conta com sete etapas eliminatórias: exame intelectual, avaliação psicológica, exame antropométrico, teste físico, exame toxicológico, avaliação médica e investigação social.

Exame intelectual

As provas estão marcadas para o dia 23 de fevereiro. Os candidatos farão uma redação e uma prova objetiva com questões de Língua Portuguesa (dez perguntas), Sociologia (cinco), Geografia (cinco), História (cinco), Legislação de Trânsito (cinco), Informática (cinco) e Direitos Humanos (cinco). Para ser aprovado, será preciso acertar metade das questões de Língua Portuguesa (50%) e 40% das questões das demais disciplinas. A redação vale dez pontos, e os interessados precisam obter, pelo menos, cinco pontos para serem aprovados.

Redação

Todos farão a redação, mas somente serão corrigidos os textos dos aprovados na prova objetiva em até cinco vezes o número de vagas (30 mil aprovados).

Testes físicos

Para os homens, os testes físicos serão compostos por tração na barra fixa (duas repetições), abdominal tipo remador (35 repetições) e corrida de 2.200 metros em 12 minutos. Para as mulheres, essa etapa exigirá flexões de braços e antebraços (15 repetições), abdominal tipo remador (25 repetições) e corrida de 1.800 metros em 12 minutos.

Formação

Os aprovados em todas as etapas serão convocados para o curso de formação, que acontece no Centro de Formação de Praças (Cfap), em Sulacap.

Cadastro de reserva

Além das vagas iniciais, outras poderão ser abertas durante a validade do concurso, que será de dois anos, prorrogável por igual período.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...