Ministério da Educação abre inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. A expectativa é de que, este ano, mais de seis milhões se cadastrem para fazer a prova. O prazo para a realização da inscrição é até às 23h59 do próximo dia 27.

Os candidatos deverão acessar o link de inscrições do Enem 2013 do portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e preencher o formulário de inscrição com os dados solicitados, como o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade. O meio eletrônico é a única forma dos estudantes se inscreverem. O valor da taxa de inscrição é de R$35, devendo ser paga apenas no Banco do Brasil, através da Guia de Recolhimento da União (GRU Simples), até o dia 29 de maio.

Para fazer o requerimento da solicitação de isenção o candidato deverá, através do sistema de inscrição, preencher a Declaração de Carência Socioeconômica. A isenção será concedida àqueles que concluíram o ensino médio no ano de 2013 em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública, declarada ao Censo Escolar da Educação Básica; apresentem a declaração de carência, amparados pelo art. 1o da Lei 12.799, de 10 de abril de 2013; e declarem ser carentes, membros de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica, nos termos do art. 4o do Decreto no 6.135, de 26 de junho de 2007.

Para a realização do exame haverá ainda a possibilidade de provas diferenciadas a estudantes com necessidades especiais, que deverão informar a sua condição durante a inscrição. Será possível optar por uma letra de fonte maior, ter apoio de intérpretes, usar salas especiais, assim como realizar a prova dentro de uma unidade hospitalar para aqueles que indicaram possuir tais necessidades.

As provas já possuem datas definidas: 26 e 27 de outubro, com início às 13h, e abertura dos portões às 12h. O Exame conterá quatro provas objetivas, com 45 questões cada uma, de múltipla escolha, mais uma redação. No primeiro dia do Enem, serão aplicadas questões das áreas de Ciências Humanas e suas tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Ciências da Natureza e suas tecnologias (Química, Física e Biologia), com duração total de quatro horas e 30 minutos. Já o segundo dia de prova, serão aplicadas questões das áreas de Linguagem, Códigos e suas tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira — inglês ou espanhol, Artes, Educação Física e Tecnologia da Informação e Comunicação); e Matemática e suas tecnologias, com duração total de cinco horas e 30 minutos.

Após a confirmação das inscrições o Inep divulgará os locais de provas no cartão de confirmação de inscrição e no sistema de divulgação de local de prova, através do endereço eletrônico, sendo necessário que o candidato verifique diariamente as informações.

Serviço

http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem

http://portal.inep.gov.br/enem


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...