24/03/2013

Muitos jovens veem na carreira militar uma grande oportunidade de vida. As Forças Armadas oferecem a seus funcionários, entre uma série de benefícios, está a possibilidade de ter uma carreira com estabilidade profissional e financeira e com plano de carreira que traz a oportunidade de ascensão.

Todas essas qualidades tornam os concursos de seleção para ingresso nas escolas militares muito disputados, fazendo com que boa parte dos interessados busquem cursos preparatórios para aumentarem suas chances. Antes de escolher seu ramo profissional, entretanto, é necessário que o candidato pesquise sobre cada cargo, identificando possíveis afinidades e divergências com seu plano de carreira desejado.

Aos candidatos ao curso de formação de aprendizes de marinheiro, também é reservada uma série de atribuições. Mas o que se espera de de um aprendiz de marinheiro? Em primeiro lugar, o esperado de um militar em qualquer área de atuação: dedicação e a fidelidade à Pátria, cuja honra, integridade e instituições devem ser defendidas mesmo com o sacrifício da própria vida; culto aos símbolos nacionais; probidade e lealdade em quaisquer circunstâncias; disciplina e respeito à hierarquia; e o rigoroso cumprimento de obrigações e ordens.

Os candidatos que concluírem, com aproveitamento, o curso de formação, prestarão juramento à Bandeira, assumindo compromisso de tempo de serviço por um período de dois anos. Então, ele será promovido à graduação de Marinheiro e poderá ser designado para servir a bordo de Navio ou Organização Militar (OM) da Marinha, em todo o país.

Após se formar no curso, o marinheiro passa pelo estágio inicial, destinado a avaliar seu desempenho profissional. Só os aprovados ao longo deste período permanecerão na Marinha. A partir daí, o militar pode ascender às patentes de marinheiro de 1ª classe, cabo, terceiro-sargento, segundo-sargento, primeiro-sargento e suboficial. Esta evolução, porém, depende de o profissional alcançar os requisitos mínimos previstos no Plano de Carreira de Praças da Marinha.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...