18/12/2012

A segunda etapa do concurso para a Guarda Municipal do Rio de Janeiro será o teste físico. A expectativa é de que ele seja realizado logo após a primeira etapa, marcada para o dia 20 de janeiro. Para o coach e autor do livro “Preparação Física para Concursos”, Elon Junior, o candidato não pode deixar para estudar apenas depois do resultado da primeira etapa. “Deixar para iniciar os treinos somente após a aprovação na parte teórica é um grande erro. Vale lembrar que após a convocação, o prazo é curto (4 semanas aproximadamente). O candidato não deve treinar sem um especialista e em local desapropriado. Um Profissional da área, além de passar o treinamento físico para o ganho de performance, ele passará a estratégia de aprovação. Quanto ao local, se ele não for apropriado, o aluno perde na adaptação as condições adversas”, comenta.

Segundo o coach, as mulheres devem ter atenção especial ao teste físico. “As mulheres terão que ter um cuidado especial na prova de barra, pois não estão acostumadas a exercitar os grupamentos musculares exigidos nessa modalidade. Outra prova também que tem atormentado as mulheres é a prova de corrida de resistência”, declara. O coach diz que é fundamental os candidatos cuidarem da saúde. “É importante fazer um acompanhamento médico nesse período. É de fundamental importância fazer um check-up com um médico cardiologista e ortopedista. Também é importante avaliar a saúde através de exames laboratoriais e clínicos”, comenta.

Para o autor, no início da preparação é fundamental cuidar da parte aeróbica. “O condicionamento aeróbio é a base das outras valências físicas como força e potência, que serão necessárias para as provas de abdominal, salto e barra. Nesse início de treinamento, é fundamental cuidar dessa parte”, diz. São 34.270 participantes. A primeira etapa da seleção será realizada no dia 20 de janeiro. Os candidatos serão avaliados por meio de 25 questões de Língua Portuguesa, 15 de Noções de Direito Administrativo, Constitucional e Cidadania e Direitos Humanos, dez de Raciocínio Lógico, seis de Informática e quatro de Ética do Servidor na Administração Pública. As demais etapas são: prova antropométrica e física, avaliação psicológica, exame social e documental e curso de formação (com duração de três meses).

A Secretaria Municipal de Administração (SMA) informou que os cartões de confirmação, contendo os locais e horários para realização da primeira etapa, costumam ser divulgados apenas uma semana antes da prova. Desta forma, os candidatos só poderão ter acesso a estas informações em janeiro.

As principais dicas para a APROVAÇÃO de um candidato são:

DEZ MANDAMENTOS

1 – Leia o edital e conheça os obstáculos que terá de ultrapassar.

2 – Procure um médico para fazer os exames laboratoriais e clínicos.

3 – Treine com antecedência de três a seis meses.

4 – Treine Especificidade. O treino específico faz com que seu corpo crie uma adaptação ao clima, tipo de solo, mecânica da prova e de movimentos.

5 – Não deixe pensamentos “sabotadores” como desânimo, dificuldade e falta de tempo fazerem você se distanciar do seu objetivo. Não veja o teste físico como um adversário e, sim, como uma fase que só os melhores na primeira etapa irão conseguir chegar.

6 – Crie estratégias de aprovação. Hoje, especialistas conseguem, com apenas uma orientação técnica, aprovar o candidato utilizando o potencial dos alunos com as regras do edital, com uma carga de energia menor.

7 – Comprometa-se 100% em praticar atividade física.

8 – Segmente seu plano de treino, em tarefas que você consiga realmente realizar.

9 – Lembre-se: repouso (descanso) também é treino. O corpo precisa recuperar-se dos treinos.

10 – O mantra “quanto mais, melhor” neste caso não cabe.

Obs:
1 - As notícias sobre concursos apresentadas neste blog são meramente informativas aos usuários da internet, não significando com isso que estamos ministrando todos os cursos preparatórios vinculados a estas notícias. Para saber informações sobre os cursos preparatórios ministrados acesse TURMAS PREPARATÓRIAS no nosso portal.

2 - Informamos que o curso preparatório Cape não possui qualquer tipo de vínculo com colégios, instituições públicas ou militares, não fornecendo qualquer tipo de informação relativa ao concurso acima para alunos ou responsáveis que não estejam matriculados no curso preparatório.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...