27/11/2012
O exame discursivo do vestibular 2013 da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) será aplicado no dia 2 de dezembro. Os candidatos às vagas da instituição enfrentarão provas com um perfil diferente dos de outros vestibulares. Para não perder pontos importantes nessa etapa, os jovens precisam ter alguns cuidados.

Segundo a coordenadora do vestibular 2013 da Uerj, Elisabeth Murad, a instituição cobra em suas avaliações conteúdo programáticos compatíveis com o ensino médio. As provas avaliarão habilidades fundamentais das disciplinas específicas de cada grupo e curso e a disciplina de caráter geral, que é Língua Portuguesa Instrumental com Redação.

Quem for fazer as provas discursivas de Matemática e Física deve realizar todos os cálculos à caneta (que pode ser de tinta preta ou azul, conforme o edital do concurso prevê), não deixando apenas a resposta marcada à tinta. Quem fizer todo o desenvolvimento da questão à lápis poderá perder pontos.

A mesma regra se aplica no caso de o aluno responder a lápis uma questão de qualquer outra disciplina. Muitos fazem o rascunho das respostas e se esquecem ou não têm tempo de reescrevê-las à caneta. Isso faz com que a banca responsável pela correção não considere aquilo que foi escrito pelo candidato.

O número de linhas disponíveis para responder cada questão deve ser respeitado. Trata-se de um tamanho padrão estabelecido pela organização do vestibular. O espaço, segundo a Uerj, é suficiente para a argumentação do vestibulando e ultrapassar o número limite de linhas pode gerar descontos na nota final.

Os casos de rasura também podem fazer com que o jovem tenha a sua nota prejudicada, mas isso só acontecerá se ela dificultar o entendimento da resposta. Erros de Português não são levados em conta na correção das provas, uma vez que a correção é com base no conteúdo do aluno. A regra não vale para a avaliação de Português Instrumental, na qual qualquer erro vale desconto.

Segundo Elisabeth Murad, para a prova de redação será exigida a defesa de um posicionamento crítico em relação ao tema indicado. O candidato deve atender às orientações dadas na prova, em relação ao tema, e evitar cópias literais dos textos apresentados na construção do argumento.

No dia da prova, os candidatos deverão levar o cartão de confirmação de inscrição (CCI), caneta esferográfica azul ou preta e um documento de identificação original, válido e com foto. A prova será aplicada as 9h (horário de Brasília), e os candidatos deverão chegar ao local indicado no CCI às 8h. O exame terá duração cinco horas, e o participante somente será liberado do local de prova após a primeira hora do início da prova.

Serviço
www.vestibular.uerj.br

Obs:
1 - As notícias sobre concursos apresentadas neste blog são meramente informativas aos usuários da internet, não significando com isso que estamos ministrando todos os cursos preparatórios vinculados a estas notícias. Para saber informações sobre os cursos preparatórios ministrados acesse TURMAS PREPARATÓRIAS no nosso portal.

2 - Informamos que o curso preparatório Cape não possui qualquer tipo de vínculo com colégios, instituições públicas ou militares, não fornecendo qualquer tipo de informação relativa ao concurso acima para alunos ou responsáveis que não estejam matriculados no curso preparatório.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...