10/09/2012
Os candidatos do Vestibular Estadual 2012 devem ficar atentos à divulgação do edital do exame discursivo do processo seletivo, referente à segunda fase do vestibular. Segundo a Coordenação do Vestibular, o documento será liberado no próximo dia 14.

Uma das novidades é a criação do curso de Relações Internacionais. Os interessados já devem se preparar, pois serão oferecidas 40 vagas, já para o início do 1º semestre de 2013. Atualmente, a universidade possui mais de 50 cursos, em variadas áreas.

Agora, porém, as atenções devem estar voltadas para o segundo Exame de Qualificação, que acontece neste domingo, dia 16. Inscreveram-se para esta prova, um total de 66.947 candidatos. A orientação é que todos confiram o local de prova, que consta no cartão de confirmação de inscrição, para evitar problemas no dia do exame. O candidato deverá comparecer ao local pelo menos com uma hora de antecedência.

A avaliação vai ocorrer das 9 às 13 horas. Os participantes farão provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. O gabarito deve ser divulgado no mesmo dia, e o resultado oficial está previsto para 24 de setembro. Os candidatos que ainda não acessaram o cartão de inscrição, podem fazê-lo através do site da Uerj. Para isso é necessário ter CPF e senha em mãos.

Para os que escolheram fazer a prova de Espanhol como Língua Estrangeira, o professor Renato Gama, do Colégio Equipe 1, deixou algumas dicas essenciais. Segundo ele, o perfil da prova da Uerj cobra mais interpretação que o domínio da gramática. Por isso, os candidatos deverão dedicar um tempo à leitura e a possíveis “pegadinhas” que podem ocorrer na prova devido aos falsos cognatos.

“Os exames de qualificação do Vestibular Estadual exigem um potencial de leitura muito grande dos candidatos. A banca costuma propor um texto ou uma charge como forma de avaliar a interpretação dos alunos. Então, aconselho os candidatos a ler bastante os sites de revistas como El País e El Clarín. O candidato também deve ficar atento quanto aos falsos cognatos, também chamados de heterosemânticos, que são palavras iguais em português e espanhol, mas com significados distintos”, diz.

No campo da gramática, o importante é estar preparado para o conteúdo básico, como os artigos (El, La, Un, Una, Los, Las, Unos, Unas); os pronomes pessoais (Yo, Tú, Él / Ella, Usted, Nosotros, Vosotros, Ellos / Ellas / Ustedes); os adjetivos demonstrativos, adjetivos possessivos, pronomes possessivos, pronomes indefinidos (Nada, nadie, algo, alguien, algún, algúno, algúna, algúnos, algúnas, ningún, ningúno, ningúna); adjetivos indefinidos (Mucho, mucha, muchos, muchas, poco, poca, pocos, pocas, bastante, bastantes, algún, demasiado, demasiadas); advérbios e expressões de tempo (Antes, ahora, después, ayer, hoy, mañana, Todavía, ya, pronto / tarde/ temprano).

Serviço
www.vestibular.uerj.br
www.folhadirigida.com.br

Obs:
1 - As notícias sobre concursos apresentadas neste blog são meramente informativas aos usuários da internet, não significando com isso que estamos ministrando todos os cursos preparatórios vinculados a estas notícias. Para saber informações sobre os cursos preparatórios ministrados acesse TURMAS PREPARATÓRIAS no nosso portal.

2 - Informamos que o curso preparatório Cape não possui qualquer tipo de vínculo com colégios, instituições públicas ou militares, não fornecendo qualquer tipo de informação relativa ao concurso acima para alunos ou responsáveis que não estejam matriculados no curso preparatório.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...