26/09/2012
Cada um dos 5,7 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) precisará apresentar, no dia da prova, um documento oficial de identidade com foto. Em geral, leva-se a carteira identidade. Mas, e se o vestibulando perder o documento ou for roubado, até a data da prova?

Uma possibilidade é apresentar, no local do exame, outro documento de identidade. De acordo com o edital, além do RG, são aceitos identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Certificado de Dispensa de Corporação; Certificado de Reservista; Passaporte; e a Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.

Se o candidato não dispuser de nenhum desses documentos, precisará ir a uma delegacia de polícia para dar entrada em um boletim de ocorrência, que deve ter sido feito, no máximo, 90 dias antes da prova. Sem a apresentação do BO no local, não será possível fazer o Enem.

Há documentos que não são aceitos, mesmo que alguns sejam considerados oficiais. Entre eles, estão: certidão de nascimento, certidão de casamento, carteira nacional de habilitação nos moldes antigos (modelo anterior à Lei nº 9.503/97), título de eleitor e documentos fora da validade e/ou danificados (que impossibilitem a identificação do portador).

Por outro lado, crachás de empresas e carteiras de estudante, mesmo que tenham fotos, não poderão ser utilizados. O participante que apresentar o documento fora de validade ou com foto que não possibilite identificação ainda poderá participar da prova, mas terá que passar por uma identificação especial, que compreende a coleta de dados e assinatura em formulário próprio.

Outra informação importante a que os candidatos devem ter atenção é o local de prova. A divulgação começa no dia 1º de outubro. Até o dia 22 do mesmo mês, os inscritos devem receber, por email, o endereço onde deverão fazer a prova. Será possível consultar esta informação também pela internet, no site do Inep.

O Enem será realizado em dois dias. A primeira parte será no dia 3 de novembro, com questões sobre Ciência Humanas e suas Tecnologias e sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Nesse primeiro dia, os participantes terão quatro horas e meia para terminar a prova. No dia seguinte, os estudantes contarão com cinco hora e meia para resolver as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Matemática e suas Tecnologias.

Serviço
ww.enem.inep.gov.br

Obs:
1 - As notícias sobre concursos apresentadas neste blog são meramente informativas aos usuários da internet, não significando com isso que estamos ministrando todos os cursos preparatórios vinculados a estas notícias. Para saber informações sobre os cursos preparatórios ministrados acesse TURMAS PREPARATÓRIAS no nosso portal.

2 - Informamos que o curso preparatório Cape não possui qualquer tipo de vínculo com colégios, instituições públicas ou militares, não fornecendo qualquer tipo de informação relativa ao concurso acima para alunos ou responsáveis que não estejam matriculados no curso preparatório.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...