A partir desta segunda-feira, dia 16, estarão abertas as inscrições para o próximo vestibular do Instituto Militar de Engenharia (IME). Podem participar candidatos de ambos os sexos que concluíram ou possam terminar, este ano, o ensino médio.

O edital será divulgado nos próximos dias. Só com o edital será possível saber quantas vagas serão oferecidas na seleção deste ano.

No entanto, está confirmado que haverá vagas para a Ativa (voltada para aqueles que desejam seguir carreira militar) e para a Reserva (para aqueles que apenas querem fazer o curso de Engenharia do IME, sem a possibilidade de ingressar nos quadros de oficiais do Exército. Para os que ingressarem na Ativa, os vencimentos iniciais, após a graduação em Engenharia, serão de R$6.693,20.

As inscrições no vestibular poderão ser feitas até 3 de setembro. Para fazer a inscrição, é necessário acessar a página do IME na internet. Para os candidatos que pertençam a família de baixa renda ou forem dependentes de ex-combatentes falecidos, haverá possibilidade de solicitar isenção de pagamento da taxa de inscrição. No entanto, as regras para solicitação, bem como o valor da taxa e os pré-requisitos de idade, só serão confirmados com a divulgação do edital.

Uma das etapas do processo de admissão é o Exame Intelectual, de caráter eliminatório e classificatório, que consiste em 2 etapas: a primeira de prova objetiva e a segunda etapa com três avaliações discursivas. Dentre as disciplinas estão Matemática, Física e Química. Os classificados na primeira etapa terão pela frente, ainda, Inspeção de Saúde e Exame de Aptidão Física. Os candidatos que, por qualquer motivo, faltarem a uma das etapas de avaliação, serão considerados desistentes.

O IME oferece cursos de graduação e formação de oficiais que queiram seguir carreira militar e curso aos oficiais da Reserva, que não pretendam seguir carreira militar. A lista de especialidades de Engenharia oferecidas são Fortificação e Construção, Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.

Serviço
vestibular.ime.eb.br



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...