Os inscritos no processo seletivo da Escola de Formação da Marinha Mercante (EFOMM) devem ficar atentos à liberação do comprovante de inscrição. O documento estará disponível em até cinco dias úteis após o pagamento da taxa de inscrição. A primeira etapa do concurso será o exame de conhecimentos, marcado para 12 de fevereiro, das 9 às 13 horas.

O exame é composto por duas provas: uma de ciências humanas, abrangendo Língua Portuguesa e Inglês, e a outra de ciências exatas, com conteúdo de Matemática e Física. Cada avaliação é formada por 20 questões de múltipla escolha. O candidato que zerar qualquer uma das provas estará automaticamente eliminado do concurso.

Para realizar a primeira etapa, é recomendado que o candidato compareça ao local da prova munido do comprovante de inscrição, documento de identificação e caneta esferográfica de corpo transparente e tinta azul ou preta. Os portões serão abertos às 7h30 e fechados às 8h30. Os inscritos deverão estar no local de realização das provas até 8h45.

Os classificados no exame de conhecimentos serão convocados para a segunda etapa do processo seletivo. Primeiramente, os candidatos deverão apresentar atestados e exames médicos que comprovem que a saúde e a condição física estão dentro dos padrões estabelecidos pela Marinha. A lista de exigências pode ser encontrada no edital do concurso, disponível nesta página.

Após a apresentação dos atestados médicos, o candidato fará o teste de suficiência física. Para ser aprovado, é necessário correr 2.400 metros em 16 minutos, para homens, e 18 minutos, para mulheres. Além disso, o candidato deve nadar 50 metros em um minuto e 30 segundos e flutuar na água por 20 minutos ininterruptos. Os testes serão realizados em um mesmo dia, com intervalo de uma hora.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 23 de março na página do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha. Os cursos são divididos em um período acadêmico e em um estágio embarcado. As aulas terão início entre abril e junho. Durante a formação, os alunos receberão uma bolsa de R$700 mensais.

Serviço
www.ciaga.mar.mil.br



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...