O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entra em uma fase decisiva para que não ocorram os problemas dos últimos dois anos. Segundo a presidente do Inep, Malvina Tuttman, o instituto e os órgãos responsáveis já encontram-se na fase de definição da logística da avaliação nacional.

“Estamos na parte de logística do Exame. A prova já foi sigilosamente para a gráfica, acompanhada de perto por toda a equipe que está controlando todas as questões que podem gerar problemas”, disse a presidente do Inep, órgão responsável pelo Exame.

Uma das ações adotadas este ano em relação ao Enem foi justamente criar o que o Inep tem chamado de força tarefa para cuidar do Exame. Entre as medidas, está a contratação de uma empresa para gerenciamento de riscos. Além disso, cada etapa, segundo anunciou Malvina Tuttman no início do ano, passa por um processo de monitoramento. O Inmetro também participa deste sistema, aferindo a qualidade dos procedimentos adotados.

Outra preocupação atual em relação à prova, segundo a presidente do Inep, é com a distribuição dos candidatos. “Agora, estamos também, neste momento, avaliando a questão dos locais de prova, que chamamos de ensalamento”, comentou Malvina Tuttman.

Após a definição desta etapa, o Inep deve divulgar quando os candidatos poderão saber seus locais de prova. Está previsto o envio de um cartão de confirmação, pelos Correios, no endereço informado pelo inscrito. Todos também poderão acessar os dados pela internet. Mas, para isso, é importante o candidato guardar o número gerado e a senha, pois estes dados serão solicitados na consulta. Caso o inscrito tenha esquecido a senha, pode providenciar sua recuperação no sistema de acompanhamento.

As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro, em 12 mil locais distribuídos por 1.599 municípios. Assim como no ano passado, os inscritos resolverão 180 questões objetivas nos dois dias.

No primeiro, os itens serão de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Sociologia e Filosofia) e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia). Todas terão até quatro horas e meia para a resolução.

No segundo dia, será a vez das áreas de Matemática e a de Linguagens (Português, além de Inglês ou Espanhol). Como neste dia há Redação, a prova dura cinco horas e meia. A nota no Enem só deve ser divulgada no início de janeiro.

Serviço
http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...