As inscrições para o concurso de admissão ao Corpo Auxiliar de Praças da Marinha (PSA-CAP) estão abertas até o dia 1º de setembro. O processo seletivo é destinado ao preenchimento de 778 vagas. Os cursos que têm a maior oferta este ano são Administração e Enfermagem, cada um com 100 vagas.

Candidatos brasileiros de ambos os sexos estão aptos a participar do concurso. Além disso, outros pré-requisitos precisam ser cumpridos, como: ter 18 anos completos e menos de 25 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2012; encontrar-se em dia com as obrigações civis e militares; ter concluído ou concluir o curso técnico de nível médio relativo à especialidade a que concorre e estar registrado no órgão fiscalizador da profissão a que concorre, quando existir, até 18 de julho de 2012 (data de verificação de documentos). Outras exigências podem ser consultadas no edital, disponível nesta página.

As inscrições devem ser feitas preferencialmente através da internet, pelo site da instituição, no link “Concursos”. Lá os candidatos devem preencher o formulário, imprimir o boleto e pagar uma taxa de R$20, até o dia 6 de setembro. Quem não tiver acesso à internet poderá se dirigir à Diretoria de Ensino da Marinha, das 8h30 às 16h30 para realizar a inscrição.

Para pedir isenção da taxa, o candidato precisa estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ser membro de família de baixa renda. Entretanto o candidato que solicitar a isenção deverá realizar sua inscrição normalmente, sem efetuar o pagamento da referida taxa, preencher um formulário do Requerimento de Insenção e aguardar o deferimento do pedido. O modelo está disponível na página da DEnsM. Ainda são exigidos alguns documentos em anexo, que também podem ser conferidos do edital.

As provas escritas abrangem uma prova de conhecimentos profissionais com 50 questões e uma prova de expressão escrita (redação). Esta etapa é classificatória e eliminatória. Será considerado aprovado, o candidato que obter uma nota superior a cinco (5,00) nas duas avaliações.

Os selecionados para os eventos complementares ainda enfrentarão: verificação de dados biográficos, seleção psicofísica, teste de suficiência física e exame psicológico, todos exclusivamente eliminatórios.

Os aprovados farão o curso de formação de cabos da Marinha no segundo semestre de 2011, ao longo de 17 semanas. O curso será realizado no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (Ciaa), localizado no bairro da Penha (RJ). Os aprovados serão promovidos à graduação de cabo, com vencimentos iniciais de R$2.105,31.

Serviço
www.ensino.mar.mil.br
Diretoria de Ensino da Marinha: (21) 2104-6006
Rua Visconde de Itaboraí, nº 69 – Centro – Rio de Janeiro


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...