Os estudantes que sonham em ingressar na Universidade Federal Fluminense (UFF) devem ficar atentos durante as próximas semanas. Isto porque o edital do vestibular 2012 da instituição deve ser divulgado no início de de julho. Em entrevista , o coordenador do vestibular, Neliton Ventura, adiantou que as inscrições começarão em 3 de agosto, pela internet, e que serão oferecidos novos cursos.

De acordo com o coordenador, o modelo de seleção será semelhante ao do ano passado. A prova de primeira etapa está marcada para 15 de novembro e terá 75 questões de múltipla escolha, de caratér temático e interdisciplinar. A segunda etapa, definida para o dia 18 de dezembro, será uma prova discursiva, com duas disciplinas específicas para cada grupo de curso e uma Redação, comum a todos os cursos. “As características continuam as mesmas. Não será feita nenhuma diminuição ou acréscimo de disciplinas nas provas. Os alunos podem continuar estudando usando como referência as matérias da base curricular do ensino médio”, comentou Neliton Ventura.

Em reunião do Conselho de Ensino e Pesquisa (CEP) da UFF, ficou definido que 80% das oportunidades de ingresso serão oferecidas através das avaliações aplicadas pela universidade. As 20% restantes serão ocupadas pelo Sistema de Seleção Unificada do MEC (Sisu), que leva em conta a nota do Enem. O fato de participar de um processo seletivo, entretanto, não impede que os candidatos concorram no outro. “Ano passado foi o primeiro ano que a UFF utilizou o Enem, portanto, é prematuro fazer um balanço da ferramenta. No entanto, a finalidade destas duas formas de ingresso – o Enem e o vestibular – vem cumprindo com a meta, que é comparar o desempenho dos candidatos de cada uma das formas de ingresso”, disse Neliton, garantindo que o bônus de 10% na
nota final para candidatos que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública estadual ou municipal de ensino será mantido.

O coordenador também revelou que a oferta de vagas em relação ao ano passado será maior. A tendência é que sejam oferecidas, aproximadamente, 9.500 oportunidades. Além disso, serão criados novos cursos, como Antropologia (em Niterói), Geografia (Angra dos Reis), Sociologia (Niterói), Direito (Campos dos Goytacazes) e Licenciatura em Informática (Santo Antônio de Pádua).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...