A Universidade Federal Fluminense (UFF) divulgou o modelo de seu próximo vestibular, que selecionará candidatos para seus cursos de graduação em 2012. Não estão previstas mudanças significativas em relação ao ano passado. A oferta de vagas em cada curso está em estudo, mas já está certo que, em cada carreira, 80% das oportunidade de ingresso serão disputadas por quem fizer as provas preparadas pela própria UFF. As 20% restantes serão ocupadas a pelo Sistema de Seleção Unificada do MEC (Sisu), que terão como base a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.

O modelo foi aprovado na reunião do Conselho de Ensino e Pesquisa (CEP) da UFF. Com a distribuição das vagas, foi definido parte do cronograma do processo seletivo. A expectativa é de que o edital e o quadro de vagas seja divulgado em julho. As inscrições serão realizadas em agosto. A primeira etapa está marcada para 15 de novembro. A fase final, por sua vez, está prevista para 18 de dezembro.

O período para solicitação de isenção da taxa de inscrição já foi encerrado e a lista de beneficiados será divulgada no dia 10 de agosto. Há duas possibilidades: desconto de 50% ou inscrição gratuita. Os candidatos que obtiverem a isenção deverão realizar suas inscrições no processo seletivo somente pela internet, utilizando o número do requerimento de isenção e o CPF.

As formas de seleção não serão autoexcludentes. Isso significa que os candidatos que se inscreverem no vestibular da UFF e fizerem a prova do Enem 2011 poderão concorrer, nos dois concursos, para o mesmo curso ou para carreiras diferentes.

Além das definições relativas à modelo e calendário, a UFF apresentou outra boa notícia para quem pretende estudar na universidade em 2011. Serão criados os cursos de Licenciatura em Informática e Ciências Naturais, em Santo Antonio de Pádua; no de Geografia, em Angra dos Reis, além do curso de Antropologia e Sociologia, em Niterói.

A tendência é de que o formato seja o mesmo do ano passado, quando, pela primeira fase, os candidatos resolveram 75 questões de múltipla-escolha, divididas entre as seguintes disciplinas: Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática e Química. O exame, na época, teve 4 horas e 30 minutos de duração.

Na época, para passar à segunda etapa do processo seletivo, o candidato precisava acertar, pelo menos, uma questão de cada disciplina. Além disso, é necessário obter no mínimo 33 acertos na prova, sem contar com as questões de Língua Estrangeira.

As provas da 2ª etapa também foram aplicadas em dezembro, a exemplo do que ocorrerá esse ano. Pela etapa final, os classificados enfrentaram uma avaliação constituída por uma Redação e por duas provas discursivas de Conhecimentos Específicos, com disciplinas que variam de acordo com o curso pretendido. Os candidatos ao curso de Arquitetura e Urbanismo habilitados para a 2ª etapa também tiveram de fazer uma prova de Expressão Plástica.

A UFF recebeu 52.360 inscrições para as 6.281 vagas oferecidas no vestibular 2011. A carreira de Medicina foi a mais procurada, com 8.726 participantes, que disputaram as 128 vagas oferecidas. A universidade tinha, ainda, outras 1.541 vagas e a seleção, neste caso, foi feita a partir do Sisu, que tem como base a nota do Enem.

Serviço
www.vestibular.uff.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...